Preciso de um conselho. Tenho um VPN do Azure que parou de funcionar. Preciso recriar o VPN com configurações idênticas. É possível desabilitar o VPN do Azure atualmente configurado e então baixar seu modelo ARM e redeployá-lo com as mesmas configurações?
Após confirmar que, depois de recriar o VPN, ele está funcionando, posso deletar a instância anterior do VPN. Isso é viável?
Obrigado.
Sim e não.
Sim, o modelo ARM fornecerá exatamente a configuração do deployment.
Não, esse modelo ARM pode vir com configurações dinamicamente geradas que não podem ser definidas na implantação.
Você deve consultar a documentação do modelo ARM para o VPN, baixar o modelo ARM do portal e recriá-lo com as configurações desse modelo baixado, aplicando os valores necessários aos parâmetros aceitos no momento da implantação.
Também tenha em mente que quaisquer segredos não estarão presentes nas extrações do modelo ARM. Portanto, se você tiver uma chave compartilhada para o VPN, ela não será exibida.
Sua questão é um ótimo caso de uso de por que usar IaC para implantar sua infraestrutura é essencial desde o começo.
Agradeço a resposta. Tenho zero conhecimento sobre IaC e como usá-lo neste caso. Mas vou procurar alguns recursos de aprendizagem sobre IaC.
Se você acabar configurando com IaC, use terraform ou bicep. Modelos ARM são muito complicados, embora sejam ótimos se você realmente quiser entender a fundo os recursos do Azure.
Se o tempo for um fator, suas chances de duplicar as configurações do VPN são maiores ao seguir as trilhas na interface do usuário do que ao mergulhar no modelo ARM gerado.
De qualquer forma, não, você não poderá executar esse modelo ARM diretamente. Os modelos ARM gerados podem ser um ótimo ponto de partida para criar o seu próprio, mas você realmente precisa entender bastante sobre configuração de modelos ARM e recursos do Azure antes de começar.