Além disso, o aviso padrão; por favor, tenha muito cuidado ao usar o ChatGPT com assuntos técnicos. Ele finalmente mentirá para você em algum momento, dizendo coisas que não existem, ou pior, dando conselhos incompletos e expondo você a dores de cabeça na resolução de problemas ou vulnerabilidades de segurança.
Você pode fazer IPSEC funcionar 100%, mesmo com as capacidades nativas do Windows/macOS/ios/android. (sim, pode haver algumas ressalvas devido a versões antigas do sistema operacional, mas, no geral, é viável).
Quanto ao SSLVPN, já vi pessoas conseguindo se conectar (e até usar SAML 2FA) com Linux usando OpenVPN, mas não fiz isso eu mesmo.
Tenho uma implementação de discagem IKEv2 que funciona muito bem na interoperabilidade entre sistemas operacionais usando os clientes nativos de cada um (Mac, Windows e Linux). Pelo que sei, a implementação de SSL VPN exige o FortiClient.
Acabei de fazer funcionar a VPN IPSEC com o cliente VPN nativo do MacOS e do Windows. Mas, quando conecto à VPN, não tenho acesso à internet. Isso é comum ao usar VPN?
Acho que você quer dizer OpenConnect no Linux, não OpenVPN. Também em Android, BSD, macOS, Solaris e Windows, usando ARM, i386, MIPS, PowerPC e x86_64.
Muita gente teve problemas com o FortiClient, ou simplesmente desconfia do software FortiClient em geral, então, ao configurar o acesso remoto IPSEC no FortiGate ao invés do SSL-VPN, eles acabam procurando uma alternativa e usam outro cliente VPN. Normalmente, apenas o cliente nativo do Windows, mas pode ser qualquer um.
Não ficaria surpreso se a funcionalidade IPSEC do FortiClient estiver boa, é só a má reputação do FortiClient.