VPN significa “Rede Privada Virtual”. Nos cursos de ciência da computação na universidade, aprendi a pensar nesse conceito como se fosse uma rede local privada (aparentemente). Por exemplo, suponha que uma empresa tenha sede em Londres e Nova York. A empresa pode conectar todos os seus computadores em Londres a uma rede privada. No entanto, para fazer um computador em Londres falar com um computador em NY, as mensagens precisam ser enviadas por uma rede pública, e assim o VPN apenas fornece uma ilusão de que a rede é privada.
Mas eu frequentemente ouço pessoas sugerindo usar VPN para acessar um site que está bloqueado no meu país. A maneira como funciona (pelo que entendo) é que o meu computador encaminhará uma solicitação para um servidor que tem a capacidade de acessar o site, o servidor falará em meu nome, e enviará a resposta de volta.
Porém, isso não é exatamente um proxy? Ou seja: minha máquina passa uma solicitação para um servidor proxy, que então encaminha a solicitação. Ou a tecnologia VPN funciona de forma diferente da minha compreensão? Se a tecnologia VPN funciona como um proxy, por que ela se chama VPN?