Por VPN, as pessoas querem dizer proxy?

VPN significa “Rede Privada Virtual”. Nos cursos de ciência da computação na universidade, aprendi a pensar nesse conceito como se fosse uma rede local privada (aparentemente). Por exemplo, suponha que uma empresa tenha sede em Londres e Nova York. A empresa pode conectar todos os seus computadores em Londres a uma rede privada. No entanto, para fazer um computador em Londres falar com um computador em NY, as mensagens precisam ser enviadas por uma rede pública, e assim o VPN apenas fornece uma ilusão de que a rede é privada.

Mas eu frequentemente ouço pessoas sugerindo usar VPN para acessar um site que está bloqueado no meu país. A maneira como funciona (pelo que entendo) é que o meu computador encaminhará uma solicitação para um servidor que tem a capacidade de acessar o site, o servidor falará em meu nome, e enviará a resposta de volta.

Porém, isso não é exatamente um proxy? Ou seja: minha máquina passa uma solicitação para um servidor proxy, que então encaminha a solicitação. Ou a tecnologia VPN funciona de forma diferente da minha compreensão? Se a tecnologia VPN funciona como um proxy, por que ela se chama VPN?

Eles dizem usar um software que se conecta ao sistema operacional como se fosse uma VPN para fins de proxy.

Você poderia esclarecer algumas coisas, estou tentando entender isso com precisão:

a) por “software que se conecta ao OS”, você quer dizer um arquivo binário comum que o OS pode executar, ou o próprio sistema operacional é modificado?

b) “como se fosse uma VPN para fins de proxy”, poderia explicar? Não é VPN apenas um conjunto de pontos finais de IP, trocando dados criptografados, por que o sistema operacional precisa saber se a rede em que está é uma rede comum ou uma VPN?