Uso Signal de vez em quando e não tenho certeza de por que devo usá-lo como meu aplicativo principal de mensagens. Quais são os benefícios de usá-lo? Quero dizer, WhatsApp usa a mesma criptografia, certo? E ambos precisam de um número de telefone. Entendo que o WhatsApp coleta mais metadados, mas o que importa mais é que as mensagens são criptografadas, certo? Então, por que devo mudar para Signal?
Pessoalmente, não vou usar um produto da Meta.
Você não “precisa” fazer nada. Use qualquer app que desejar. Muitos usuários do Signal não querem que grandes empresas, como a Meta (que possui o WhatsApp), coletem suas informações pessoais, incluindo metadados. Com esses metadados, eles podem construir gráficos sociais complexos com base na sua comunicação com contatos.
Pessoalmente, não quero que a Meta saiba com quem me comunico, com que frequência, em que horários, o tamanho das minhas mensagens, etc. Em mãos erradas, isso pode ser bastante prejudicial. Esses dados podem ser facilmente entregues às autoridades ou governos maliciosos. Também podem ser hackeados e comprometidos por atores maus. O Signal não coleta essas informações e, portanto, é uma forma de comunicação muito mais segura e privada.
Acho que, no geral, a Meta é uma empresa horrível que lucra com medo, ódio, desinformação e divisão. Não usarei seus produtos se puder evitar.
Você acertou na maior diferença: Metadados.
A equipe do Signal faz grandes esforços para coletar o mínimo possível de metadados e reter ainda menos. Você pode ver por si mesmo o quanto eles conseguem fornecer quando uma corte exige.
Enquanto isso, os termos de serviço do WhatsApp lhes dão o direito de coletar todos os metadados que quiserem e usá-los para os seus próprios propósitos.
Também vale notar que o Signal é de código aberto e passou por pesadas auditorias por criptógrafos e pesquisadores de segurança ao longo dos anos.
Meta é malvada, certamente, mas nem precisamos detalhar. Qualquer produto de mensagem que busca lucro e não seja de código aberto é uma má ideia para privacidade.
Bem, Signal é de código aberto, totalmente criptografado e verificado. O WhatsApp afirma que é criptografado e que não pode ver suas mensagens. Mas a Meta tem sido extremamente obscura ao longo dos anos, roubando dados, fazendo o que quer e mentindo para o público e o Congresso sobre isso. Eu não confio na Meta.
Resumindo… Foda-se o Zuck!
Para sua informação, se você envia uma mensagem no WhatsApp, o destinatário pode clicar em Relatar (usado para abuso), e essa mensagem, junto com algumas mensagens anteriores, será enviada a um moderador de conteúdo. Tanta privacidade assim? Não estou dizendo que abuso é ok, mas é possível que suas mensagens sejam vistas por alguém além do destinatário.
Quando discuto coisas no WhatsApp, vejo anúncios disso no Facebook. Verdade.
Todo o código do Signal está público no GitHub (o do WhatsApp não está):
Android - GitHub - signalapp/Signal-Android: A private messenger for Android.
iOS - GitHub - signalapp/Signal-iOS: A private messenger for iOS.
Desktop - GitHub - signalapp/Signal-Desktop: A private messenger for Windows, macOS, and Linux.
Tudo no Signal é criptografado de ponta a ponta por padrão.
O Signal não pode fornecer dados utilizáveis às autoridades quando solicitado (não sabemos o que o WhatsApp poderia fornecer):
Você pode ocultar seu número de telefone e criar um nome de usuário no Signal (não é possível no WhatsApp):
O Signal tem proteção integrada ao receber mensagens de números desconhecidos. Você pode bloquear ou excluir a mensagem sem que o remetente saiba que ela foi recebida. Google Messages, WhatsApp e iMessage não têm essa proteção:
https://support.signal.org/hc/en-us/articles/360007459591-Signal-Profiles-and-Message-Requests
O Signal foi ministrado em auditorias extensivas por anos, ao contrário do Telegram, WhatsApp e Facebook Messenger:
O Signal é uma organização beneficente 501(c)3, com documento Form-990 aprovado pelo IRS todos os anos (o WhatsApp pertence ao Facebook, uma empresa com um longo histórico de mentiras aos usuários e ao Congresso sobre suas abusos de privacidade):
Com o Signal, sua segurança e privacidade são garantidas por código de código aberto, auditado, e criptografia universalmente elogiada (os dois primeiros pontos não se aplicam ao WhatsApp):
https://support.signal.org/hc/en-us/sections/360001602792-Signal-Messenger-Features