Por que o 1.1.1.1 (VPN) consome tanta bateria em segundo plano?

Por que o 1.1.1.1 (VPN) consome tanta bateria em segundo plano?

não é 1.1.1.1 um redirecionador de DNS, não um VPN?

mostra como VPN no iOS por causa de como foi configurado

Porque ele gerencia todas as suas conexões de rede.

talvez por uma conexão de internet fraca, fazendo com que o VPN tente reconectar várias vezes. caso contrário, mal consome 1% de bateria na média diária (sei porque uso 24/7).

Resposta curta: porque é um VPN

Versão longa: o iOS só suporta VPN através da interface VPN da Apple. Isso exige que o seu aplicativo VPN esteja sempre rodando em segundo plano. Todos os dados do seu telefone são enviados para a interface, o aplicativo VPN faz alguma magia e continua seu trajeto. Esse processo adiciona muita carga e, portanto, consome muita bateria. No Windows e Linux, incluindo Android, isso é gerenciado via módulos do kernel. Isso é uma interface direta entre os dados de rede e seu VPN. Isso torna tudo muito mais eficiente, já que o VPN basicamente se torna parte do sistema operacional. O macOS suporta esses recursos. Os iPhones também poderiam se beneficiar, mas a Apple não dá suporte. Ambos usam o mesmo núcleo de sistema operacional (Darwin), mas carregar um kext não é suportado no iOS.

Por que você sequer usa um app para isso, se pode configurá-lo sem um app?

Edit: Fiz um post neste subreddit sobre como trocar o endereço do servidor DNS sem um app, porque estou irritado com a maneira como as pessoas configuram isso de forma ruim. Veja aqui: https://www.reddit.com/r/ios/comments/15fsjoc/how_to_configure_dns_on_ios/

Por que você está usando? Se for para navegar na web, o Safari já tem uma função similar a VPN: relay privado.

Desligo o VPN no meu iPad e iPhone se não preciso deles. Eles consomem muita bateria constantemente.

Acredito que VPNs no estilo DNS mostram estatísticas erradas por causa do modo como funcionam.

Se você quer um app de VPN que não consuma tanta bateria, procure apps com suporte ao protocolo IKEv2. Uso o AdGuard VPN e mantenho ele ligado 24/7. Ele não impacta a bateria.

Meio off-topic, mas iOS e VPN não são tão ‘seguro’ como você pensa: iOS 16 VPN Tunnels Leak Data, Even When Lockdown Mode Is Enabled - MacRumors

O app 1.1.1.1 para iOS também pode ser um VPN usando o serviço Cloudflare Warp.

Além disso, versões mais recentes do iOS permitem configurar um provedor de DNS de sistema inteiro sem VPN (usando DoH).

Correto, tenho há alguns anos e nunca consumiu minha bateria assim antes, só fiquei curioso

Pode ser isso, estou em uma área com sinal irregular no momento, então faz bastante sentido