Por que minha conexão à internet é mais rápida ao usar uma VPN?

Edit: Contatei meu provedor de internet, disseram que é um ‘erro administrativo’

Não só parece muito mais lento no navegador, mas ao testar várias vezes, é visivelmente mais lento. Por quê?

Com VPN (servidor no mesmo país):
- ping: 33ms
- download: 79,7 Mbps

VPN desligada (usando DNS 8.8.8.8)
- ping: 28ms
- download: 47 Mbps

Testei usando o Speedtest.net CLI

Pode ser que seu provedor esteja limitando alguns serviços?
Usar uma VPN contorna essas restrições.

Sim, parece que seu ISP está limitando sua conexão.

pode ser compressão ou roteamento ruim

quase 100% de diferença é altamente improvável por compressão de streaming, no entanto

mas também parece improvável que qualquer provedor limite um teste de velocidade… acho que há mais chances de eles priorizarem testes de velocidade se você tiver um ISP ruim e bons provedores nem fariam isso?

temporários mais testes diferentes, usando servidores diferentes de destino. também tente diferentes métodos para testar a velocidade.

Você quer dizer que o download é mais alto para um serviço específico? Ou para um serviço de teste de velocidade genérico?

Situação semelhante aqui. Meu ISDP está limitando e eles não reconhecem isso. Testei com openspeedtest instalado em um servidor. Meu servidor está em outro país, diferente do cliente.

Quando uso VPN, a velocidade de download é maior que 600Mb. Sem VPN, no máximo 100 e caindo completamente a cada poucos segundos. Isso acontece à noite ou no fim de semana. Parece que eles usam algum tipo de filtro porque a infraestrutura não suporta todos os clientes. Acredito…

Não sei se você tem o mesmo problema, mas talvez ajude.

No geral, parece mais lento ao navegar. E usando o Speedtest.net CLI, é visivelmente mais lento.