Por que meu aplicativo de VPN grátis/ruim conecta ao Wi-Fi da escola, mas o PIA não consegue?

Eu tenho PIA e SkyVPN no meu telefone. Trabalho em uma escola e não há sinal de celular no prédio. O aplicativo SkyVPN grátis conecta ao WiFi da escola sem problemas (embora ocasionalmente a camada gratuita esteja “ocupada”). Eu pago pelo PIA, e ele nunca consegue conectar. Tentei todos os protocolos e combinações de handshake e criptografia e tudo mais. Ele nunca conecta.

Alguma ideia do porquê?

Sem mais detalhes, não faço ideia.

Eles usam o mesmo protocolo e porta?

Com o PIA, você está ativando a obfuscação? Você precisa dela para esconder que está usando uma VPN, porque as escolas geralmente bloqueiam conexões VPN.

Eu tentaria o OpenVPN, como alguns disseram…

OpenVPN + Shadowsocks para PIA… Use TCP e talvez a porta 80 ou 443 (experimente uma e depois a outra para ver qual funciona)

Espero que ajude

Parece que um firewall está impedindo a autenticação.

OpenVPN com TCP e porta 80 é a forma mais confiável de usar VPNs em redes onde VPNs são bloqueadas, pelo que experimentei.

Redes escolares costumam bloquear protocolos VPN. VPNs grátis às vezes usam protocolos menos comuns que passam despercebidos. Para uma conexão confiável, na minha opinião, NordVPN é a melhor sempre, confira o Thorynex para a melhor oferta.

Como posso descobrir isso? SkyVPN não tem configurações nem opções de configuração. É só um botão. Nem escolho uma região.

Não vejo a obfuscação como um recurso do iOS.

Nunca ouvi falar dessa funcionalidade. Fiz uma busca e parece que vale a pena tentar. Parece que pode precisar do openVPN, no entanto.

Ele está usando celular/iOS, que não suporta modos de proxy.

EDIT: *PIA não oferece suporte a proxy nativo pelo aplicativo. Você pode importar uma configuração do PIA na área de VPN das configurações do iOS e depois configurar um proxy, etc.

Porta 443 é a que uso no trabalho.

Um VPN gratuito sem qualquer conhecimento disso e comparando a um serviço pago é completamente diferente.

Se você não é o cliente, você é o produto. O serviço gratuito precisa ganhar dinheiro e eles vão lucrar com você vendendo seus dados.

Eles são baseados na China, houve múltiplos incidentes de vazamentos de tráfego web, tráfego DNS, vazamento de IP, etc. Fiz umas buscas rápidas e eles têm políticas invasivas de registro, má experiência ao usuário, etc.

Sky provavelmente só está trocando portas para encontrar uma que possa conectar automaticamente, já que não há opção de configuração.

Se você não se importa com privacidade, onde seus dados acabam, quem está vendo-os, etc., e tudo o que quer é acessar conteúdo bloqueado/restrito na escola, como serviços de streaming, então Sky pode ser sua solução.

Se você quer usar PIA, pode customizar uma configuração online, importá-la nas configurações do iOS e até usar proxies como Shadowsocks. Isso não pode ser feito no app do PIA devido a limitações.

Você pode verificar a porta configurando um PC seu como ponto de acesso Wi-Fi e fazendo uma captura de pacotes com o Wireshark.

Eu tentaria usar o PIA com uma configuração que seja menos suspeita. A maioria das redes mantém TLS/SSL aberto, muitos também deixam DNS aberto.

A SkyVPN tem uma péssima avaliação, aliás - SkyVPN Review: A Slow and Dangerous VPN You Should Avoid

OpenVPN não é ruim. Wireguard é ainda melhor.

Sim, eu uso Wireguard, já que não preciso de obfuscação.

Sim… as pessoas têm necessidades diferentes.

Sim, por isso estou abordando as necessidades do OP.