Comecei a pensar em quanto poder seu provedor de VPN deve ter sobre você. Eles podem ver todo o seu tráfego, em alguns casos de múltiplos dispositivos ou até de toda a sua rede. Embora possam afirmar que não mantêm registros, como sabemos se estão dizendo a verdade? Imagino que possam ter problemas legais por mentir sobre sua política de privacidade, mas… podem?
Se eles podem mentir sobre suas políticas e práticas, então deveríamos abandonar completamente as VPNs e usar alternativas? Ou um provedor pode ser confiável se não puder mentir sobre suas políticas?
Uma VPN só pode ser confiada pela sua reputação, já que não podemos verificar por conta própria se os logs estão desativados. Qualquer VPN pode mentir sobre sua política e não terá problemas por isso (ex: PureVPN), a única maneira de garantir que você está usando uma boa VPN é pesquisando sobre eles, quanto tempo estão no mercado, se receberam intimações e como foram as consequências (não localizaram o usuário ou o usuário foi preso…).
Sempre é um risco. Mas o risco está em toda parte — especialmente na internet.
Não consigo imaginar como os clientes se sentem traídos quando seu fornecedor se revela um mentiroso. Empresas assim deveriam ser derrubadas pelo sistema jurídico. Destruídas.