Plex & Express VPN

Estou tendo dificuldades em fazer conexões remotas com meu servidor Plex. Se eu já tenho uma conexão e conecto a VPN, esse usuário não perde a conexão. No entanto, quando a VPN está conectada, não permite novas conexões.

Informações adicionais: Não estou tentando usar VPN para Plex, mas para outros softwares, no entanto, a VPN afeta o servidor Plex.

VPNs e Plex não combinam bem.
Eu pessoalmente uso socks5 para todas as minhas necessidades de VPN com arquivos relacionados ao plex e não uso VPN no Plex, pois já está criptografado.

Não adianta usar Plex com VPN e o Plex também não gosta disso. Basta mudar a conexão segura para obrigatória em Rede e pronto. Pelo menos um desses posts aparece toda semana. A resposta sempre acaba sendo a mesma.

Estou tendo o mesmo problema com NordVPN e acho que está relacionado a VPNs bloqueando portas de entrada. Como você, se alguém estiver assistindo streaming quando eu ativo a VPN, eles continuam assistindo até terminar, mas não há mais conexões até eu desativar a VPN.

O que faço para resolver isso é rodar o plex normalmente sem VPN e usar uma VM separada (Ubuntu) na mesma máquina com VPN e todos os outros serviços que requerem VPN instalados nela. Alguém mais comentou que o plex é criptografado, então me sinto mais seguro executando sem VPN.

Eu uso Plex e ExpressVPN. A melhor forma que consegui conectar tudo foi através de instâncias docker. Tenho um docker com meu cliente de transmissão + VPN separado da minha instância de Docker do Plex. Foi um pouco complicado configurar e garantir que o docker tivesse internet e estivesse atrás da VPN. Também me permitiu configurar docks de Radarr e Sonarr.

Você já tentou redirecionamento de portas?
Fiz isso e está funcionando bem.

Só para esclarecer, você está pedindo ajuda para fazer o Plex funcionar suportando novas conexões com a VPN ativada?

Supondo isso, quando você diz que usa a “VPN para outros softwares”, é para habilitar o acesso remoto/site a site VPN inbound na sua rede ou uma VPN com um provedor de serviços para melhorar a privacidade do acesso à internet?

Onde a VPN termina - no seu roteador de internet, no host que roda o Plex ou em outro lugar?

Eu tenho PIA e nunca tive problema com acesso remoto até cerca de duas semanas atrás. Não sei se foi algo com o Plex ou PIA, mas se a VPN está ativada, ela desliga o acesso remoto. Funcionou por anos. Agora eu desativo a VPN se precisar de algo suspeito.

Desisti de fazer o Plex e todos os meus outros serviços no mesmo aparelho funcionarem bem com VPN. Basta obter um seedbox e transferir seu conteúdo via SFTP para o servidor Plex quando terminar. Muitos suportam Resilio Sync, então você não precisa fazer nada manualmente.

Existem várias formas de segmentar seu servidor Plex e sua “caixa de torrent” seja por VM ou container, mas eu não me sentia confortável em fazer isso, pois poderia deixar vazar alguma coisa. Isso derrotaria toda a minha razão de usar VPN. Um seedbox me permite manter esses serviços totalmente separados e mover informações de forma segura entre eles.

Você também teria o benefício de um servidor VPN para uso em movimento ou um servidor para compartilhar informações com amigos, que fica sempre ligado e acessível remotamente sem precisar abrir buracos no seu firewall de casa.

Obtenha um domínio dinâmico gratuito, configure este domínio para ser a URL acessível ao seu servidor Plex (Plex>Configurações>Rede). Instale um aplicativo de sincronização de domínio para alterar automaticamente o IP do seu domínio dinâmico quando ativar ou desativar a VPN. Certifique-se de que seus mapeamentos de portas estejam corretos.

Você conseguiu fazer isso funcionar?

Estou na mesma situação, gostaria de usar VPN para alguns outros aplicativos com o ExpressVPN, mas quando faço isso, quebro o Plex Media Server.

O ExpressVPN diz que precisaria de redirecionamento de porta, o que eles não fazem, mas acho que não é verdade.

Uso ExpressVPN com Plex e nunca tive problemas com o serviço ativado ou desativado.

O meu nunca teve problemas, acho que tenho sorte.

Concordo. Passei muitas horas nos últimos meses tentando fazer meu sistema funcionar como quero (torrent apenas via VPN, sem bagunçar o resto).

Se você permite que as pessoas se conectem com Acesso Remoto, isso configura um redirecionamento de porta no seu gateway (roteador). É como morar em um hotel e informar para o recepcionista que qualquer um pode pedir seu número de quarto e vir procurar seu quarto específico. Quando você ativa uma VPN (com redirecionamento de DNS/rotas, o que a maioria das configurações VPN de privacidade fazem atualmente), é como esconder o que você faz entrando em um túnel abaixo do hotel e saindo de outro prédio. Quando alguém tenta te seguir ou vai onde o Plex diz que sai, o outro prédio age como se nunca tivesse ouvido falar de você e te esconde. Quem já sabia onde seu quarto fica ainda consegue te encontrar e continuar enviando cartas ou pacotes.

Não posso oferecer uma solução totalmente funcional para seu problema (e de fato é bem vago), mas é por isso que os usuários não conseguem se conectar quando sua VPN está ativada.

Nunca pensei em rodar uma VM. Vou tentar isso.

Tenho redirecionamento de portas para 32400, mas quando a VPN está ativada, o Plex ainda está indisponível.

Está na minha desktop que roda o Plex. Estou construindo outro computador só para rodar o Plex e isso resolverá meu problema com VPN. Só achei que havia uma maneira de fazer o Plex não ser afetado pela VPN. Tentei as configurações avançadas na VPN para permitir ou impedir programas, mas sem sucesso.

Acabei de ler sobre seedbox, bem interessante. Qual seedbox você usa?

Seria principalmente um problema com conexões remotas. O software VPN geralmente não interfere com o tráfego na rede local.

Tive o mesmo problema e agora rodo uma VM para tudo que não seja Plex. Facilita bastante e eu apenas pauso quando não estou usando. Tento usá-la em horários que outras pessoas não estejam assistindo streaming.