Os VPNs são realmente inúteis para esconder tráfego do seu ISP?

Alguém está me dizendo que não faz sentido usar VPN se você quer se esconder do seu ISP porque eles ainda podem ver tudo o que você faz e, se eles não pudessem, seu ISP não funcionaria. Isso é verdade? Tudo aqui diz que eles veem apenas barbaridades e nada mais, mas não é o que eu li. Mas disseram que outras pessoas não podem te ver, então um VPN ainda é útil. Achei que o ISP poderia ver alguma coisa.

A única coisa que seu ISP verá é o endereço IP do servidor VPN e quanto tráfego você está trocando com esse IP.

Eles não conseguirão decifrar os bits que estão sendo transferidos porque tudo é criptografado. A pessoa com quem você tem conversado é ignorante sobre como a tecnologia VPN realmente funciona.

Seu ISP verá que você usa VPN. Eles, nem ninguém, podem saber o que o tráfego enviado pela VPN é, a menos que perguntem a você ou ao seu provedor de VPN. Você não acusaria e seu serviço de VPN não deveria contar. Então você está bem.

VPN não é um pó mágico misterioso, é um conceito bastante pragmático: você cria um túnel criptografado sobre uma rede pública não criptografada e envia todos os seus dados por ele.

Analogia grosseira: Imagine que, em vez de enviar um cartão-postal, que seu carteiro pode ler e saber imediatamente para quem você enviou e o que diz, você envie uma carta ao seu agente de confiança contendo texto criptografado que instrui ele a ir falar com um terceiro em seu nome (por exemplo, obter uma página web censurada) e te enviar uma resposta criptografada.

Tudo que seu carteiro (ou seja, ISP) vê são muitas cartas contendo um pouco de coisa sem sentido entre você e aquele destinatário (seu agente, ou seja, servidor VPN). Como ele não consegue decifrar o conteúdo (apenas você e seu agente podem; garantido e comprovado por matemática bastante complexa envolvendo números primos, entre outras coisas), mesmo que coletem e olhem tudo, eles não saberão do que se trata. Portanto, não podem censurar ou criar perfis suas.

Mas você deve confiar que seu agente não venderá seus dados. Ou que será forçado a divulgá-los a terceiros. É aí que serviços de VPN sem registro se tornam úteis. Se você confia neles.

Esse aí é um completo idiota.

Seu ISP nem consegue ver quais páginas no Reddit ou YouTube você acessa sem VPN, por causa do SSL… eles só podem ver que você está acessando o site.

Eles deveriam ser capazes de ver apenas que você está usando VPN, o IP do servidor ao qual você se conecta e a quantidade de dados enviados.
Se virem algo mais, significa que ou o seu provedor de VPN vaza dados (nesse caso, mude de provedor de VPN) ou seu ISP está usando métodos ilegais para espionar você (por exemplo, instalando spyware nos computadores dos clientes).

Se eles configuraram seu roteador/modem, também sabem os endereços MAC, tempo de atividade, etc., de todos os dispositivos na rede local.

Seu ISP é apenas uma porta de entrada para a internet. Se quiser, pode cobrir tudo com um cobertor antes de passar pela porta e tirar depois, para alguém na porta não ver o que está passando. Eles podem ver se você convidou muitas pessoas, mas não sabem se é uma reunião familiar, festa ou um monte de estranhos. É isso que um VPN faz. Alternativamente, você pode deixar seu ISP saber exatamente quem veio te ver e, dependendo de onde você mora, pode vender essa informação, passar para as autoridades ou ser forçado a fazer isso automaticamente.

Seu “alguém” está falando bobagem.

Se você configurar mal seu VPN, há chance de que solicitações DNS (que mapeiam nomes de sites para endereços IP) não sejam roteadas pelo VPN. Seu ISP conseguiria ver quais sites você visita e quando.

Depois que você começa a mexer na sua VPN, é bem fácil cometer erros e expor seu tráfego ao seu ISP. Mas, na prática, a prática leva à perfeição.

Netflix não gosta de VPNS NEM UM POUCO e bloqueia eles. Então, tive que instalar uma regra de filtro de IP para que o tráfego de Netflix fosse roteado fora do VPN. Meu ISP consegue perceber quando estou usando Netflix. Odeio, mas não posso fazer muito.

Finalmente, não é impossível rastrear as coisas. Se, por exemplo, você invadir o site cnn.com enquanto usa VPN, as forças da lei e seu ISP podem trabalhar juntos e perceber que:

  1. cnn.com foi invadido às hora X usando VPN Y.
  2. na hora X, você estava usando VPN Y.

Se você tem alguma conexão com o site (empregado descontente ou o que for), e o serviço de VPN não estava tendo muito uso na hora, há uma boa chance de eles ainda conseguirem te identificar.

VPNs não são à prova de balas, e é fácil errar na configuração. Mas, se feito corretamente, pelo menos seu ISP não consegue descobrir o que você está fazendo. Use um VPN popular para se passar pelos demais.

Quem te disse isso não entende de VPNs. Seu ISP não consegue ver nada além do fato de que você está usando VPN (e, se se importarem, qual VPN você está usando). O conteúdo real e as páginas web que você vê são totalmente criptografados entre os servidores VPN e seu computador — incluindo o ISP.

O provedor de VPN pode ver o tráfego em texto aberto, mas não consegue associá-lo ao usuário, a menos que o usuário esteja fazendo login em sites ou algo assim.

Para que a VPN seja suficiente, você precisa configurar a VPN corretamente, por exemplo, uso VeePN e ela me atende completamente.

Muito disso depende dos servidores DNS que você usa e se está usando o padrão fornecido pelo seu ISP. Se o DNS não estiver criptografado, eles podem ver o que você está solicitando e vender esses dados. Mas, ao usar VPN, você cria um túnel entre seu dispositivo e outro servidor que é totalmente criptografado, e então, dependendo das suas configurações (split-tunneling é uma exceção), os dados devem fluir pelo túnel criptografado… mantendo sua navegação privada. Alguns serviços de VPN também oferecem onion-over-vpn, que possui criptografia progressiva. Você pode ler mais sobre como funciona a captura de pacotes: https://adblockdude.com/what-is-packet-sniffing-how-to-detect-protect-against-it/