Os roteadores podem suportar OpenVPN para jogos?

Olá,
Recentemente, me disseram (por um representante do suporte técnico da NordVPN) que, geralmente, os processadores dos roteadores não são capazes de criptografar/descriptografar todo o tráfego de rede de maneira eficiente quando comparados a algo como um laptop. Como o protocolo atual não suporta multi-threading, configurar a VPN no roteador provavelmente não será adequado para jogos online devido às capacidades de processamento dos roteadores. Acho que estou procurando uma segunda opinião ou confirmação dessa informação, já que não encontrei nada afirmando isso ao pesquisar minha solução de VPN originalmente.

Para dar um pouco de contexto, tive problemas de MTU no meu Xbox quando a VPN estava ativa no meu roteador (ASUS RT-AX55). Descobri que a VPN estava reduzindo minha velocidade de rede (~900 Mbps —> ~60 Mbps) e causando a perda de quase metade dos meus pacotes. Após falar com a NordVPN, eles basically disseram que estou ferrado se configurar a VPN no roteador e quiser jogar.

Os roteadores podem suportar OpenVPN

Alguns podem, alguns não. Depende do algoritmo criptográfico que você está usando e do CPU do seu roteador.

Por que você gostaria de jogar via VPN, além de mim? Isso vai atrapalhar seu MTU e provavelmente piorar a latência mais do que melhorar.

Para jogos

Essas duas palavras não são importantes.

os processadores dos roteadores não são tão capazes de criptografar/descriptografar todo o tráfego de rede de forma eficiente quando comparados a algo como um laptop

Depende do seu roteador. Não é diferente de perguntar se o seu computador consegue rodar algum jogo específico. O representante da NordVPN provavelmente assume que você está usando equipamentos comuns, como aqueles vendidos na Best Buy. Pode ser mais difícil aí. Se você tem um equipamento de alta gama, ou algo mais voltado para entusiastas (ou seja, um PC rodando OpnSense ou pfSense), então você tem uma chance melhor de conseguir gerenciar isso. Eu diria que você pode avaliar pelo valor do seu roteador. Se custou cerca de 100 dólares, provavelmente terá dificuldades com VPN em altas velocidades. Se passou de 300 dólares, é mais razoável esperar o que ele pode fazer.

Por que você gostaria de jogar via VPN, além de mim

As duas razões que conheço: você é streamer ou tem medo de sofrer um ataque DDoS… muitos jogos fazem matchmaking regional, usando VPN você pode parecer estar em uma região específica, o que pode ser útil para jogar com seus amigos.

Roteadores baratos de loja não têm processadores rápidos que possam criptografar cada pacote para OpenVPN ou WireGuard.

É por isso que muitas pessoas aqui compram um mini-PC como (isto) por 300 dólares e instalam softwares de roteador, como pfsense, vyos, untangle ou, se forem aventureiros, criam seu próprio roteador Linux personalizado, como eu faço.

Comprei essa caixa e testei: o pfsense consegue sustentar cerca de 100mb/s para OpenVPN, mas perde 30% dos pacotes. VyOS e Linux atingem cerca de 200mb/s por OpenVPN, sem perdas de pacotes, usando menos CPU.

Consigo 400mb/s com WireGuard usando Linux nessa caixa. Funciona muito bem.

Edit: se você quer uma WireGuard em velocidade de fibra, acima de 900mb/s, precisará de um PC mais rápido, como um i3 ou i5, e não recomendaria que fosse fanless. Acabei de encomendar peças para montar um roteador WireGuard gigabit, mas é caro. Dá para diminuir o custo para cerca de 500 dólares se não se importar com uma caixa grande ou comprar usado no eBay.

Algo como isto: https://pcpartpicker.com/user/drokmed/saved/#view=PdTpK8