Os pontos de acesso conectados por cabo (TP-Link AX3000) precisam de um roteador TP-Link próprio além do hub da fornecedora de internet?

Estou mudando para uma casa com paredes grossas e cabeamento CAT-6 cabeado por toda parte, vindo do local onde a fornecedora de serviços instala a caixa dela. A única operadora que oferece fibra de 1Gbps é a “Hyperoptic”, juntamente com um dos seus roteadores “Hyperhub”. Eles confirmaram que posso conectar o roteador a um switch e distribuir para os Pontos de Acesso, mas a equipe de vendas não soube mais detalhes.

Até agora, adquiri:

• Switch PoE+ TP-Link (16 portas - preciso de umas doze para todos os pontos cabeados)
  • 3x TP-Link EAP653 (suporta conexão de 1 Gbps, bom alcance, assinatura vitalícia do software “HomeCare”)

O local do roteador fica numa caixa de metal na garagem, portanto, o sinal emitido é apenas pelos Pontos de Acesso ao redor da casa, e não pelo roteador.

Minha dúvida é, para administrar os Pontos de Acesso, é necessário colocar o hub Hyperoptic em modo “modem” e conectá-lo a um roteador TP-Link (como o TP-Link Archer AX3000 ou similar), que então alimenta o switch, antes de dividir para todas as portas cabeadas? Ou esses Pontos de Acesso têm configuração própria integrada, similar às soluções de malha Wi-Fi domésticas, onde o software de controle fica nos dispositivos?

Agradeço qualquer conselho!

Muito obrigado!

Eles têm configuração integrada, mas você terá que configurá-los todos separadamente, o que é meio chato. Você pode comprar o controlador OC200 ou instalar o software controlador em uma VM ou miniPC se quiser gerenciá-los todos de um lugar e ter uma transição um pouco melhor entre os APs.

Mas se não quiser fazer tudo isso, copiar e colar as configurações do WiFi entre os três APs não é um grande problema.

Ter um roteador TP-Link não fará diferença porque, até onde sei, nenhum deles possui um controlador embutido. Especialmente o Archer, que está totalmente fora do ecossistema Omada.

Essa é uma resposta maravilhosa, obrigado! Eu realmente quero um controlador se for conveniente, então o controlador OC200 parece o que preciso. Ele fica na despensa da rede e conecta no switch? E então eu me conecto a ele via nuvem para configurar e controlar os pontos de acesso?

Desculpe, links da Amazon com tags de afiliados não são permitidos neste subreddit. Por favor, remova a URL após (e incluindo) o ponto de interrogação (?) e envie novamente.

Sou um bot, e essa ação foi feita automaticamente. Por favor, contacte os moderadores deste subreddit se você tiver alguma dúvida ou questão.

Sim, o controlador será apenas conectado ao switch. Você terá um endereço IP local ao qual irá fazer login para gerenciá-lo, como um roteador doméstico.

O acesso via nuvem também é uma opção, mas eu pessoalmente nunca mexi nisso porque não preciso de outra conta de usuário por aí e não tenho necessidade de gerenciar a rede quando estou fora de casa. É mais para usuários empresariais.

Ah, 100% faz sentido. Honestamente, muito obrigado, estava tendo dificuldades para encontrar guias que pudessem ajudar, mas agora que vi o equipamento que você sugeriu, tudo faz sentido para mim. Encomendei o kit e vou testar com meu hub Virgin antes de me mudar. Uma grande tranquilidade na minha cabeça, muito obrigado, amigo :folded_hands:

Sim, sem problema, boa sorte!