Obtenção de múltiplos servidores no teste estendido em dnsleaktest.com ao usar VPN. Isso ocorre independentemente do método de conexão à VPN. No Ubuntu 22.04 LTS

Obrigado por ler. Sou relativamente novo no Linux e completamente novo no Ubuntu.

Tenho Ubuntu instalado em um iMac antigo, bem como em um laptop Lenovo antigo. Seja usando o aplicativo ProtonVPN no Ubuntu ou conectando-se a um roteador GL-iNet com uma conexão ProtonVPN, dnsleaktest.com lista vários endereços IP nos resultados de um teste estendido, nenhum dos quais parece estar relacionado ao Proton. Isso ocorre em ambas as máquinas, seja usando OpenVPN ou Wireguard.

Quando ejecuto o mesmo teste no meu telefone móvel, tablet ou MacBook, independentemente do método de conexão ao ProtonVPN, aparece um servidor listado e tudo corre bem.

Estou me perguntando o que está acontecendo e por quê, e se alguma das minhas informações reais está vazando. Parece um vazamento de DNS e minha privacidade não está intacta.

Obrigado novamente por ler.

Edição: /u/D0_stack me orientou corretamente com sua dica. Eu estava usando um programa chamado Portmaster para o recurso de monitoramento de rede, mas não tinha percebido que ele substituía o DNS do VPN pelo Cloudfare. Só queria que ele monitorasse a atividade de rede. Aprendi muito sobre essas coisas hoje. Obrigado novamente.

Edição 2: Se alguém tiver um aplicativo desse tipo, como LuLu e LittleSnitch no macOS, mas para Linux, por favor, me avise. Ouço dizer que o OpenSnitch não é bem mantido e não é ótimo. Achei que o Portmaster fosse uma alternativa viável.

Portmaster é incrível, você pode usar qualquer DNS que quiser, vem padrão com Cloudfare, provavelmente para melhor compatibilidade para novos usuários. Ele bloqueará qualquer tentativa de bypass de DNS.

Você tem controles muito detalhados e pode ajustar as configurações a nível de sistema ou de aplicação.

Além disso, seu SPN (roteamento em anel, múltiplos caminhos aplicados simultaneamente às aplicações) funciona com ProtonVPN, basta abrir o Proton primeiro e depois iniciar o SPN.

Você tem alguns exemplos de servidores aos quais se conecta e os resultados que a página mostra?

Consegui descobrir graças à sua dica. Muito obrigado!

Outra coisinha que pode te confundir é se o DNS foi configurado nas configurações de Wi-Fi. Verifique suas configurações de Wi-Fi e certifique-se de que as configurações de DNS do ponto de acesso estão marcadas como “automático”.

Outra comando útil de depuração é sudo resolvectl status, que mostrará quais servidores DNS estão sendo usados por cada interface.

Obrigado pelas informações. Então posso usar o Portmaster para monitorar e desabilitar tudo o mais? Eu já tinha desativado o SPN.