Obrigado por ler. Sou relativamente novo no Linux e completamente novo no Ubuntu.
Tenho Ubuntu instalado em um iMac antigo, bem como em um laptop Lenovo antigo. Seja usando o aplicativo ProtonVPN no Ubuntu ou conectando-se a um roteador GL-iNet com uma conexão ProtonVPN, dnsleaktest.com lista vários endereços IP nos resultados de um teste estendido, nenhum dos quais parece estar relacionado ao Proton. Isso ocorre em ambas as máquinas, seja usando OpenVPN ou Wireguard.
Quando ejecuto o mesmo teste no meu telefone móvel, tablet ou MacBook, independentemente do método de conexão ao ProtonVPN, aparece um servidor listado e tudo corre bem.
Estou me perguntando o que está acontecendo e por quê, e se alguma das minhas informações reais está vazando. Parece um vazamento de DNS e minha privacidade não está intacta.
Obrigado novamente por ler.
Edição: /u/D0_stack me orientou corretamente com sua dica. Eu estava usando um programa chamado Portmaster para o recurso de monitoramento de rede, mas não tinha percebido que ele substituía o DNS do VPN pelo Cloudfare. Só queria que ele monitorasse a atividade de rede. Aprendi muito sobre essas coisas hoje. Obrigado novamente.
Edição 2: Se alguém tiver um aplicativo desse tipo, como LuLu e LittleSnitch no macOS, mas para Linux, por favor, me avise. Ouço dizer que o OpenSnitch não é bem mantido e não é ótimo. Achei que o Portmaster fosse uma alternativa viável.