Por que estou vendo isso quando a VPN está ativa?
“Este dispositivo está conectado à Internet através do VPN PIA. Sua atividade na rede, incluindo emails e dados de navegação, é visível ao administrador de TI.”
Neste caso, o administrador de TI a que eles se referem é realmente o PIA.
Eles (Google/Android) presumiram que sempre que você estiver usando uma VPN, será para fins de trabalho.
Uhh, isso é do sistema operacional do seu telefone para garantir que você saiba que está usando uma VPN.
Se isso aparecer e você não instalou ou ativou intencionalmente uma VPN, seu telefone está sendo hackeado.
Veja Por que meu telefone pessoal alerta sobre o administrador de TI?.
É uma mensagem genérica avisando que você está acessando a Internet indiretamente, através de um serviço diferente do seu ISP habitual. Se fosse, por exemplo, uma VPN de trabalho, estaria lembrando que você talvez queira desligar a VPN do trabalho antes de fazer coisas pessoais.
Preciso de mais informações. Qual aplicativo está te dando essa mensagem?
Você está muito certo. Faz sentido para o Android considerar a VPN como aquela com capacidade de monitorar o tráfego.
Quando vi isso, o alerta (sistema Android) parecia sugerir que a rede Wi-Fi que eu estava usandopoderia permitir que os administradores monitorassem ou vigiariam (.. apesar do PIA), ergo minha confusão.
Dito isso, eu esperava que o Gmail, Chrome ainda criptografassem o tráfego, mesmo com a VPN ativada ou não.
Parecia que o sistema Android estava informando que, apesar de o PIA estar ativado, os administradores de rede ainda poderiam interceptar o tráfego.
Tx
yup yup yup, exatamente o problema… há alguma ambiguidade quanto a quem está avisando quem, quem manuseia os dados e quem pode estar tendo mais acesso do que você gostaria… uma teia de possibilidades de tirar a cabeça.
Acho que o U/bojack1437 identificou a razão da preocupação. O sistema Android alertava sobre a VPN controlar o tráfego
edição: corrigido sem autocorreção “reason” e “alerting”
… Eles criptografam, mas ainda dá para perceber para onde você está indo, ou que é algum tipo de tráfego do Gmail, ou que você está procurando algo no yahoo.com. Você não conseguiria dizer exatamente o que, mas teria uma ideia geral de para onde está indo.
Eu esperava que o Gmail, Chrome ainda criptografassem o tráfego, mesmo com uma VPN ativada.
Normalmente, eles fazem, mas você também pode forçar isso também.
E se eu te dissesse que a sua incapacidade de entender algo não é um acordo contra isso?
Tudo que você acha que está acontecendo está incorreto.
Passo um, livre-se do celular gewgull, porque eles veem tudo.
Você pode usar DNS sobre TLS/HTTPS, starttls para emails e obviamente HTTPS para navegação… então o administrador de TI não saberá muita coisa.