A notícia recentemente divulgada é que o Opera começará a incluir um VPN na versão beta de seu navegador. Isso foi recebido com aplausos e artigos positivos de muitos blogs de tecnologia e subs em toda Reddit. Tenho tentado deixar comentários para fornecer essa informação, mas pensei que seria mais fácil colocar tudo em um tópico.
Quero dedicar um minuto para educar aqueles que leem isso, para que possam gerenciar suas expectativas e entender por que isso não é uma boa solução para usuários preocupados com privacidade.
Algumas informações:
Em 10 de fevereiro de 2016, um grupo de investidores chineses ofereceu 1,2 bilhões de dólares para comprar a empresa:
O modelo de negócio do Opera é como uma rede de anúncios.
Opera vende seus dados de uso e conexão para Google e Facebook como parte do seu modelo. Opera é uma rede de anúncios por si só e coleta seus dados de uso para esses fins.
Opera e terceiros, incluindo Google, usam cookies de primeira e terceira partes juntos para a) informar, otimizar e exibir anúncios.
Opera usa o Público Personalizado do Facebook na web do Opera e o Facebook usa cookies, beacons ou tecnologias similares para coletar ou receber informações de sua visita ao site do Opera com o objetivo de fornecer medições e direcionar anúncios no Facebook.
O Opera comprou a SurfEasy VPN há pouco mais de um ano:
A SurfEasy é uma empresa de VPN localizada no Canadá (um país de cinco olhos)
Eles mantêm registros de largura de banda e uso. Estes são temporários, mas ainda são registros.
Lembre-se, se você não está pagando por isso, VOCÊ é o produto. Opera não faz isso por bondade, eles fazem por seus dados, pois é assim que operam. Existem muitas empresas de VPN que não registram os dados dos usuários. Podem cobrar uma taxa, mas isso é o necessário para a melhor privacidade possível nesse setor.
Edição: Algumas correções e esclarecimentos.
Edição 2: Aqui está um bom artigo com mais informações do HelpNet Security.