O Norton antivírus é realmente necessário?

Sou mais fã do Mac, mas acabei de montar o velho PC do meu tio e ele está dizendo que o Norton está expirado. Pesquisei e diz que custa 30 dólares por ano. Vale a pena? Eu sei muito pouco sobre PCs.

Só o Windows Defender já é suficiente.

Não. Norton é uma porcaria.

Você não precisa, isso é só sobrecarga, desperdício de dinheiro, e vai deixar seu computador mais lento. O Windows Defender é suficiente.

Na verdade, o Norton vai piorar bastante o computador. Fique com o Defender.

Todos esses pacotes de segurança são lixo total. Não é exagero dizer que eles são piores do que 99,9% do que eles dizem proteger você.

Alguns de vocês realmente instalaram e usaram o Norton nos últimos anos ou estão todos seguindo a ideia de “Norton realmente deixou meu PC lento” dos anos 80 e 90? Isso era verdade naquela época, mas não é mais hoje em dia.
Por favor, não deem conselho de que o Microsoft Defender é a salvação mágica que vai te manter 100% seguro, pois não é o caso.
A única maneira de se manter seguro é fazer backup do seu PC regularmente.

Alguns dos piores malwares de todos os tempos.

Não, degrade esse lixo. Se uma empresa de software precisa pagar para que seu software seja pré-instalado como principal fonte de receita, não vale a pena pagar por ele. O Windows já não precisa de antivírus de terceiros há bastante tempo. O antivírus embutido é suficiente, especialmente se você não usar contas de usuário como administrador, usar filtros web corretos (bloqueio de anúncios, bloqueio de scripts, etc), e claro, estar consciente de segurança (não clique em coisas suspeitas).

Minha opinião sobre isso:

Norton. Você tem um vírus. Agora não podemos consertar.

Macafee. Olá, sou um vírus.

Kaspersky. Olá. Tudo quer te pegar, mas agora sabem que tenho você. Bem-vindo, camarada.

Avg. Pois bem, dissemos que somos apenas na média. O que você esperava de graça?

O Windows Defender está ótimo.

Você precisa de um antivírus para Norton.

Sou novo aqui, mas usei Norton Deluxe por um tempo e recentemente o removi. Algumas funções são boas, como o atualizador de drivers da Norton. Mas honestamente, o MS Edge está bom e meu computador fica rápido. Mas se precisar de VPN ou algo assim, há softwares melhores do que o Norton.

Não, Norton é péssimo. Disse que tinha 13 vírus no computador que peguei hoje e nem fiz nada nele.

Dica profissional: certifique-se de que o computador tenha duas contas. Uma para uso comum, que deve ter usuário limitado, e outra administradora. Isso, junto com a atualização do Windows e o Windows Defender, é tudo que você precisa.

O consenso geral hoje em dia é que o Windows Defender é melhor que o Norton.

A versão gratuita do Avast ou qualquer outro antivírus recomendado serve bem.

A grande questão é: você tem a higiene online adequada para usar apenas as versões gratuitas limitadas? Caso contrário, os recursos adicionais podem ser úteis, como verificar sites de phishing, verificar suas senhas em https://haveibeenpwned.com/

não

Se você quer um antivírus no seu sistema, use Avast de graça.

Também, o Webroot Internet Security pode ser comprado por cerca de 20 dólares para 3 licenças.

Se for um PC mais antigo, (vou supor Windows XP?) desinstale o Norton, é inútil, e instale o Avast para Windows XP: Download Free Antivirus Software | Avast 2025 PC Protection

É grátis e faz tudo que você precisa.

Não, é ruim mesmo, remova tudo, até a versão gratuita é pior que um vírus. Desinstale tudo.

Você não precisa dele…
Se por alguma razão o Defender não for suficiente, você precisa do ClamAV, esse software superou uma solução empresarial quando testamos.