Sou da Europa Ocidental e uso o servidor dos EUA do NordVPN para Netflix.
Será que isso afetará minha experiência de jogo/velocidade ao jogar em servidores europeus de jogos (LoL, CSGO, …)?
Tenho uma experiência diferente com o NordVPN. Às vezes é lento, às vezes é rápido.
Mas, em geral, não recomendaria o NordVPN para jogos.
Existem VPNs como o ExpressVPN que são muito rápidas e, se o servidor VPN estiver na mesma cidade que o servidor do jogo, você não terá diferença real de latência.
Na verdade, pode até melhorar seu ping, aqui vai uma boa explicação https://windowsreport.com/can-vpn-improve-ping/ . Leia, mas ignore as recomendações de VPN deles. Existem provedores de VPN melhores, como o ExpressVPN, que tive uma experiência muito boa, mas não é barato.
Sim. Quanto vai depender do servidor que você escolher, do desempenho do servidor e da sua ISP. Já tive casos em que obtive velocidades mais rápidas com VPN porque minha ISP não estava entregando o que deveria, independentemente do horário. Outras vezes, consegui velocidades completas (100mbps de download, 10mbps de upload) e tinha uploads limitados a 1.5mbps ou vídeos reproduzidos em 360p ou menos. Isso não aconteceu quando conectei com VPN. Não tentei jogar com VPN, então não posso dizer o quão sério isso será afetado, pois podem haver muitos fatores em jogo.
Sim, vai. Usar VPN (qualquer VPN, não é só um problema do NordVPN) resulta em latência muito maior e velocidades mais lentas (tanto upload quanto download). A latência mais alta é o principal problema para a maioria dos jogos online, como CS:GO que você mencionou, pois haverá um atraso perceptível do seu input até o servidor reconhecê-lo. Obviamente, quanto mais longe estiver o servidor VPN de você e do servidor do jogo, maior será a latência.
Claro que vai, todos os VPNs vão impactar sua experiência de jogo em relação à latência.
Não escute muitos desses comentaristas, eles não têm ideia do que estão falando. Vai afetar o ping, mas só um pouco, desde que você escolha um servidor local. Moro no Reino Unido e escolhi um servidor no Reino Unido e ganhei apenas 2ms de ping, o que não é nada. A rota que o NordVPN escolhe costuma ser a mesma ou melhor do que a que sua ISP escolhe, então o ping para o resto do mundo não será muito diferente ou pode até ser melhor. As velocidades serão exatamente as mesmas. Consigo toda a minha banda toda sempre com o Nord.
Percebo que este é um post antigo… mas acabei de começar a usar o Nord e posso dizer que não é bom para jogos. Ele bloqueia tudo e permitir coisas por meio dele não é apenas uma adição simples nesta lista de exceções. É irritante.
Gosto da opção kill switch e tudo mais, mas precisa ser muito mais amigável ao usuário. Acho que na próxima tentarei o ExpressVPN, muitas pessoas dizem que é bem decente para jogos.
​
Além disso, quem procura a informação deve saber que ter um VPN aberto para um jogo online realmente não é necessário e sempre aumentará sua latência, pois você adiciona outro ‘salto’ de servidor na sua conexão, possivelmente 2 ou 3 a mais. Mesmo com internet rápida, isso pode ser de 10 a 100 ms, dependendo dos servidores e do tráfego.
Também percebi que às vezes fica lento. Só comprei o Nord por um mês, então acho que vou experimentar o ExpressVPN no próximo mês. ![]()
Fiz alguns testes hoje, como disseram outros comentários, minha velocidade e ping estão piores usando Nord. Quando conectado ao meu país de origem, tenho cerca de 10 ms a mais do que sem. Quando conectado aos EUA, tenho mais de 300 ms. Parece funcionar bem ao navegar e assistir à NF, mas definitivamente não é para jogos no meu caso. ![]()
Obrigado pela resposta! Agora entendo ![]()
Oi, sua postagem foi removida automaticamente porque sua conta não atende aos nossos padrões de karma. Contas devem ter um karma mínimo de 100 combinação para postar neste subreddit. Esta regra visa melhorar a qualidade das postagens enviadas enquanto mitiga abusos de contas troll.
Sou um bot, e esta ação foi realizada automaticamente. Por favor, entre em contato com os moderadores deste subreddit se tiver alguma dúvida ou preocupação.
Tarde (tipo 2 anos atras) mas, qual era sua opinião sobre o ExpressVPN? ![]()
Ah. Você também está na Europa, as ISPs são diferentes. Minha experiência provavelmente deve-se à revogação da Neutralidade da Rede e à falta de opções de internet.
O ExpressVPN foi mais rápido no geral na minha experiência, o Nord funcionou melhor com o Netflix, embora. Agora uso o Surfshark só porque meu pai o usa e parece ser o mais lento de todos.
Sim, estou na Europa Ocidental, tenho 185Mb/s de download (deveria ter 200).