o iObit uninstaller tem uma aba “bundleware”, mas não coloca todo o software que embala lá. Em momento algum durante a instalação ele sequer informa sobre esses 3 programas.
IOBIT virou uma porcaria. não é mais o bom software que costumava ser.
igualzinho que a IOBIT não fazia no seu começo.
Sim, estou usando há anos e acabei de desinstalar. Baixei uma atualização dele e apareceu uma tela mostrando alguma outra bundle wear que eu recusei, juro que nunca recebi um prompt para instalar esses três programas e quando o download terminou, os três rodaram ao mesmo tempo, me assustando pra caramba. Achei que tinha baixado um vírus de um site falso disfarçado de iobit, mas não, era eles. Entendo que softwares grátis vêm com anúncios e prompts de bundleware, mas instalar algo no meu computador sem me avisar direito já é demais, estou oficialmente farto.
Por que programas de desinstalação como esse existem, sendo que isso sempre foi uma função básica do Windows? Estou verdadeiramente curioso.
ATUALIZAÇÃO: Muitos acham que eu simplesmente ignorei um ponto. Eu não ignorei. Inclusive entrei em contato com a iObit perguntando onde eles tinham escondido essa opção, e tudo que recebi foi isto:
a0
Prezado Cliente,
Obrigado por contatar a IObit.
Atualmente, estamos colaborando com a iTop VPN para promover seus produtos de VPN na nossa IObit Uninstaller e outros produtos IObit. Sentimos muito se isso te incomodou.
Encaminhamos sua preocupação para nossa equipe de produtos e marketing.
Eles vão considerar essa atividade de marketing e buscar um equilíbrio melhor no futuro.
Sua compreensão é muito apreciada.
Para quem diz que eu simplesmente perdi a opção: Por favor, prove e me envie uma captura de tela. Testei isso duas vezes hoje, uso o software há anos e não sou novato. Sempre soube que o software é suspeito e tenta empurrar coisas, mas nunca consegui que fizesse isso comigo.
Disse não para ambas as opções. Eles instalam bundleware sem que eu saiba até ficar pesado. Nunca mais usarei.
Sinto que o desinstalador em si é bom, mas odeio tudo o mais. Os anúncios constantes dentro do software, mesmo fora dele, e as bundles.
Quando você desinstala, ele até pergunta se foi por isso que você fez isso.
Hmm Tenho quase certeza de que esses programas não estão no meu computador. Também uso o IO Bit Power Uninstaller e Driver Booster. Os anúncios são insuportáveis, mas pelo programa grátis vale a pena. Se eles não me incomodassem tanto com anúncios, já teria comprado a versão pro. Mas recuso por birra. Assim como recuso pagar pelo YouTube Premium por causa do modo como eles tratam os usuários de telefone.
Você está errado, eles informam antes de colocar softwares extras junto com o componente principal. Só que é muito fácil de perder ou eles deliberadamente fazem parecer que você perdeu. Solução: Desative qualquer conexão de rede antes de instalar instaladores offline como este.
Use a versão portátil. Na verdade, prefiro usar a versão portátil da maioria das coisas, se possível.
Esses softwares têm vírus ou malware?
Não encontrei nada sobre eles na internet?
Finalmente, alguém concorda comigo. Testei isso 3 vezes, mas a maioria dos comentários é só “não, você provavelmente perdeu o prompt, nunca aconteceu comigo”. Existem prompts adicionais também, mas os gravadores de tela você nunca é informado.
Porque na verdade isso não é uma função básica do Windows. O recurso do Windows simplesmente ativa o desinstalador do software dado. Geralmente deixam muita bosta pra trás: pastas órfãs, regras de firewall, entradas no registro etc. Ferramentas como essa tentam eliminar tudo.
De todos os principais sistemas operacionais, o Windows provavelmente é o pior por isso.
A razão de eu usá-lo é por causa do desinstalamento em lote. Quando configuro novas máquinas, é ótimo marcar toda a porcaria que quero eliminar. Acho que ele até mostra algumas coisas que o próprio Windows não mostra. Você sabia que o Disney+ vem pré-instalado no Windows 11? Só descobri ao verificar no iObit.
Sinto falta dos dias em que o Windows era apenas um sistema operacional com uma interface às vezes desajeitada, mas pelo menos consistente.
Hoje em dia, ao fazer uma instalação limpa, preciso gastar os primeiros 20 minutos eliminando todo o bloatware, contas online, integração com OneDrive - toda essa besteira e desativando todas as funções de espionagem.
Eles também estragaram a interface gráfica horrivelmente, desde o Vista, sem resolver os problemas anteriores, até XP…
Tive uma longa conversa por e-mail com eles, onde perguntei explicitamente onde eu havia aceitado que instalassem, e eles simplesmente começaram a responder “por favor, desinstale o software”. Recusaram-se a escrever que eu não poderia ter evitado isso. Sabem que é ilegal.
A Bundleware da IoBit ocorre porque você concordou em instalar durante o processo de instalação e, pelo que sei, você pode optar por não instalar a Bundleware durante a configuração.
Eles perguntam o motivo para melhorar a experiência do usuário e para que você não desinstale.
E recomendo que use um desinstalador de código aberto chamado Bulk Crap Uninstaller.
Use o Bulk Crap Uninstaller, é grátis e não mostra adware lol.
Pode ser uma coisa recente. Se você já está usando o desinstalador há algum tempo. Instalei o programa duas vezes hoje para testar se perdi algo. Ambas as vezes, 3 programas foram instalados e nunca me mostraram a opção.