O empregador consegue ver minhas atividades de rede se eu estiver usando minha própria VPN?

Trabalho remotamente e estou usando o Macbook da empresa. Eles monitoram o tráfego usando o antivírus ESET. Sei disso porque o TI me informou outro dia que havia algo errado com o ESET e eles não conseguiam ver as atividades de rede.

Também uso VPN com roteamento dividido para o trabalho.

Então minha dúvida é, se eu usar minha própria VPN (PIA) além da VPN de trabalho com roteamento dividido (ou até mesmo com a VPN de trabalho desligada), o ESET ainda será capaz de monitorar meu tráfego?

Honestamente, se o dispositivo não é seu, então você não pode assumir nada.
Use um dispositivo pessoal para assuntos pessoais, simples assim, então você não vai errar.

O ESET está instalado na máquina, então eles podem ver o tráfego quando você se conecta à internet, não importa quais IPs você tenha.
Eles verão se você estiver usando VPN ou não.

Provavelmente você poderia desabilitar os serviços do ESET, mas dado que é seu laptop de trabalho, talvez não seja uma boa ideia. Melhor usar seu próprio dispositivo ou assuntos pessoais. Assim, quando você sair da empresa, não precisa se preocupar com suas coisas pessoais estarem ali. A maioria do TI provavelmente fará uma imagem do laptop antes de enviar para um novo usuário, mas você provavelmente não quer que suas informações fiquem por aí para o TI ver.

Se o ESET estiver configurado para relatar a um endereço IP interno de trabalho, sua VPN pode interromper essa conexão.

Por que você se importa se eles podem registrar seu tráfego? Você está usando a máquina de trabalho para trabalho, certo?

Provavelmente. Eles podem definitivamente ver que você está usando uma VPN.

Respostas curtas: sim. E se você trabalha para uma organização menor, provavelmente não quer irritar o TI.