Não consigo seedear um torrent, com ou sem VPN

Sou novo no torrenting, então desculpe se estiver fazendo algo errado. Uso ProtonVPN com as configurações adequadas, de modo que a VPN está ativada e o redirecionamento de portas está habilitado. Tentei vários torrents, incluindo versões antigas e atuais do Ubuntu, para testar, mas não consigo seedear nenhum deles. O qBittorrent fica dizendo que estou conectando a muitos peers, parece que as coisas estão indo, mas todos caem e volto a estar conectado a 0 peers. Esse ciclo se repete indefinidamente. Isso acontece com ou sem VPN, e com ou sem o firewall do Windows ativado. Também tentei outros clientes, como uTorrent 2.2.1 e BiglyBT.

O qBittorrent me dá a aprovação com um globo verde, mas algo claramente está errado. Ou talvez eu não entenda como torrent funciona, talvez todos esses centenas de peers não existam de verdade ou algo assim? Pensei que um peer é alguém procurando ativamente por um download, então por que não estou fornecendo? Deixei meu PC seeding por 3 horas e o máximo que consegui foi 6 MiB na versão atual do Ubuntu. Gostaria de alguma ajuda.

Notas adicionais sobre ProtonVPN, todos os sites de verificação de portas dizem que a porta aberta fornecida está fechada no IP do VPN, e estou resolvendo isso com o suporte deles agora, então talvez seja problema deles, mas não tenho certeza.

Testar seedear com Ubuntu não é o ideal. O motivo é que há uma quantidade enorme de seeders. Normalmente são alguns milhares de seeders e talvez algumas centenas de peers. Então, as chances de um peer se conectar a você para baixar algo são muito baixas.

Você configurou algum limite na quantidade de dados que pode seedear? Isso é estranho.

Quando você usa uma VPN (sem IP público, sem redirecionamento de porta para seu cliente), a única maneira de estabelecer uma conexão com peers é sendo acessível publicamente por eles (diretamente pelo IP público deles, ou pelo redirecionamento de porta).

Quando você é acessível por IP ou redirecionamento de porta, isso aumenta as oportunidades de se comunicar com muitos mais peers que não estão acessíveis dessa maneira. Mas, como você está na VPN, que não faz isso, só consegue se conectar com clientes que também são acessíveis publicamente.

Normalmente, isso não importa muito e até com VPN você vai maximizar sua conexão ao baixar algo bem seedado. Mas, como sempre, depende dos seeders do torrent e se você consegue estabelecer conexão com eles, pelo menos um de vocês sendo acessível publicamente.

Pessoalmente, não tenho problemas em seedear mais de 6TB em alguns meses usando minha VPN, mesmo que não seja acessível publicamente. Mas, se seu trabalho é seedear, você realmente quer estar acessível. A maioria das VPNs não permite redirecionamento de porta devido ao risco de abuso e hospedagem de material ilegal.

Você também pode ajustar as configurações do cliente de torrent para lidar com mais conexões, se houver muitos peers para se conectar.

O fato de isso acontecer em múltiplos clientes sugere que o cliente não é o problema. Na verdade, pode não haver um ‘problema’. Pode ser simplesmente que sua conexão não seja rápida o suficiente para que você seja um seed preferencial. Você precisa de mais dados ao longo de um período maior para verificar se realmente há um problema.

pode ser seu ISP. Superloop parou minha conexão de upload, mas permite downloads de certos sites de torrent.

Tente algo diferente do Ubuntu. Pegue algo como um torrent semi-popular público. Um filme antigo de boa qualidade ou algo assim.

Se você não seedear em algo assim, é hora de se preocupar.

Ubuntu tem uma quantidade enorme de seeders (incluindo seedboxes e pessoas com velocidades reais de GB/s de upload). Você não é necessário como seed em um torrent assim.

Tentei outros torrents também, com muito menos seeders em relação aos peers, mas ainda assim ninguém estava me usando.