Verifique a marcação VLAN nas portas conectadas ao servidor de arquivos. Você pode conseguir fazer ping localmente em uma VLAN não marcada, mas não de fora devido a tudo estar na mesma classe de transmissão.
Você verificou as regras de firewall baseadas no host no seu servidor de arquivos? Você tem uma rede flat, então vale a pena conferir, já que você nunca testou com outras sub-redes locais.
Você consegue fazer ping no IP do seu servidor de arquivos? Se sim, o problema é relacionado ao DNS.. O que acabei fazendo foi escolher servidores DNS personalizados e apontar para meus servidores DNS internos.. assim, qualquer coisa na VPN consegue resolver como se estivesse na LAN.
A sua MX está gerenciando todo o DHCP/DNS para a rede?
EDIT: Você também tem um “switch core” que faz alguma rota? Ou o gateway padrão para todos os dispositivos LAN é a MX?
Edit2: Verifique Configuração LAN > Endereçamento e VLANs > Configuração LAN > Roteamento > Clique em Configurações de LAN única > Confirme se o modo VPN está ativado.
Desde que você esteja roteando o tráfego pelo gateway da VPN, você verificou as configurações de rede do cliente? Se estiverem usando o mesmo segmento, esse pode ser o problema. Coloque uma entrada estática no arquivo hosts do cliente ou mude o IP de origem deles e veja se isso faz diferença.
Também tente fazer ping em um switch ou ponto de acesso, em vez de no servidor. Se você conseguir pingar um deles, mas não o servidor, sabe onde está o problema.
Faça ping no servidor a partir de um dos switches também. Pode ser apenas que o tráfego ICMP está sendo bloqueado pelo servidor (ou apenas desabilite o firewall do servidor).
Não posso fazer ping no servidor de arquivos, ou em qualquer outro dispositivo da rede enquanto estiver na VPN do cliente. A MX é o servidor DHCP e usa DNS Google para a VPN do cliente. Não tenho servidor DNS local.
Nenhum outro dispositivo roteando.
Acho que:
Em Segurança & SD-WAN > DHCP
Devo alterar os servidores de nomes DNS para usar o Google em vez de “proxy para DNS upstream”?