Fui informado várias vezes que eles não conseguem ver nada, mas isso não faz sentido para mim. Se o servidor que estou usando como VPN está na minha rede doméstica, por que minha operadora de internet não poderia vê-lo?
Uma VPN hospedada em sua rede doméstica não irá protegê-lo de sua operadora de internet doméstica. Se você estiver fora de casa, sua VPN protegerá contra outros ISPs, mas não contra o seu ISP doméstico.
Então, você está conectando um dispositivo na sua própria LAN a uma VPN dentro da sua LAN?
A conexão VPN segura nesse caso está totalmente dentro da sua rede interna, portanto qualquer tráfego externo será visível para sua operadora de internet.
Você não explicou bem sua configuração para que alguém possa realmente ajudá-lo. Onde está o servidor VPN, onde está o cliente VPN? Eles estão na mesma rede?
Sim. Os ISPs podem ver seu tráfego na internet, incluindo dados criptografados que você transmite enquanto usa uma VPN (ou qualquer outro tipo de software de túnel) de casa. Alguns ISPs (como a Comcast) chegaram ao ponto de anunciar publicamente que cobrarão mais dos clientes que usam VPNs domésticas.
A principal razão pela qual os ISPs podem ver seus dados, mesmo quando eles estão criptografados, é que redes domésticas usam um roteador de rede embutido.
A maioria dos roteadores (inclusive o do seu ISP) utiliza servidores DNS para traduzir um endereço IP em um nome de domínio. Então, quando você se conecta a um site através de uma VPN em casa, o servidor DNS do seu ISP ainda saberá qual site foi acessado e de onde veio a solicitação. Assim, eles podem cobrar por esse tráfego, se decidirem fazer isso.
A ideia de redes domésticas (ou pequenas empresas com roteadores de rede privada) usarem seus próprios servidores DNS é um tópico bastante controverso. Algumas pessoas argumentam que é uma má ideia porque torna impossível fazer qualquer tipo de registro e filtragem se o ISP decidir fazer isso (você tem que confiar em alguém, afinal). Outras argumentam que você deve usar seus próprios servidores DNS porque eles provavelmente são mais rápidos, mais seguros e mais confiáveis.
De qualquer forma, acho uma boa ideia usar seu próprio servidor DNS, especialmente ao usar uma VPN em casa. Outra razão pela qual sua operadora pode conseguir ver parte do seu tráfego na internet ao longo dos anos (especialmente quando você não está usando VPN) é que os ISPs podem fazer uso de Inspeção Profunda de Pacotes (DPI). DPI permite que eles analisem todos os seus pacotes de dados e descubram de quem eles são e para onde estão indo. Eles podem usar DPI para filtrar seu tráfego, mas também para rastreá-lo enquanto você não usa uma VPN.
Obrigado. Existe alguma maneira de alterar isso sem pagar por um serviço de VPN?