Meu IP está exposto?

Liguei meu computador e surgiu um anúncio na tela com meu IP aparecendo e dizendo algo como “Seu IP está exposto, baixe o iTop VPN, o melhor VPN gratuito do mercado!”. Pesquisei para ver o que era o iTop VPN e não consegui encontrar nada. Agora, quero apenas saber como esse anúncio apareceu e também como mostrou meu IP, além disso tentei ler os Termos de Serviço do iTop, mas não havia nada, tinham alguns textos falando sobre como eles funcionam, etc…

Scareware, não baixe

É scareware e eu ignoraria qualquer VPN que tente conquistar clientes através de táticas de medo (pois é mais provável que seja maliciosa). No nível técnico: qualquer site que você estiver (ou pop-up exibido para você) pode ler seu endereço IP. Na verdade, se você digitar no Google “qual é o meu IP” ele te mostrará diretamente nos resultados de busca. Quase qualquer site que você visitar online recebe essa mesma informação, a única diferença entre outros sites (por exemplo, Reddit) e esse anúncio pop-up específico é que o pop-up está apenas revelando essa informação de volta para você, e subsequentemente usando como tática de medo para pressionar você a baixar o software deles.

Como faço para eliminar esse pop-up de anúncio então?

Apenas marketing, ignore.

Aconteceu comigo hoje. Minha pergunta é como o anúncio apareceu na inicialização do sistema? Como isso está sendo executado?

Tive essa mesma coisa comigo hoje. Esse pop-up não estava em um navegador e eu não tinha navegador aberto. O Malwarebytes também não encontrou nada na varredura. Outro usuário falou sobre o Game Booster inteligente, mas eu não tenho isso instalado. Tem algum malware no meu PC, certo?

Você pode consultar este tópico para mais informações. Resumindo, muito inseguro e basicamente uma fraude.
https://malwaretips.com/threads/anyone-heard-of-this-itop-vpn-the-only-100-free-vpn-on-the-planet.105147/

A mesma coisa aconteceu comigo também. Fiz uma busca rápida, e descobri que está relacionado ao IObit. O arquivo setup.exe estava em uma pasta do IObit no meu PC.

Descobri. Desinstalei o “Smart Game Booster” no meu PC e isso tirou o pop-up.

Espero que não. Cliquei acidentalmente e acho que ele foi instalado. Desinstalei imediatamente, mas… agora estou um pouco preocupado.

Você tem algum software da IObit instalado?

Foi isso que aconteceu comigo. Descobri que era o programa de desinstalação deles que fazia isso aparecer.