Atualmente estamos usando o FortiClient em nuvem com a versão 7.2.4, misturando FortiClient 7.0.13 e 7.2.4. Até agora, toda versão 7.2.x tem sido cheia de bugs. Algumas funcionalidades como SSO deixam de funcionar ou falham ao fazer login devido à falha de certificado. A versão 7.0.13 tem uma vulnerabilidade sem correção além de atualizar para 7.2.x.
Recentemente, recebemos uma versão de teste do 7.2.4 que resolveu quase todos os problemas (exceto a desconexão que ainda não funciona). Usamos Azure SAML e isso parece estar funcionando bem novamente. Acho que minha dúvida é: qual é a maneira padrão de implantar VPN SSL na empresa? Parece que o guia de segurança recomenda IPsec em vez de VPN SSL.
Como são suas implantações? Qual delas é mais estável? Qual combinação de versão parece ser melhor? Temos um FortiGate 400F, versão 7.2.8, e todos os nossos clientes usam laptops Windows 10.
Com uma vulnerabilidade nova a cada mês e funcionalidades inconsistentes entre atualizações, sinto que estamos em território minado. Gostaria de saber o que os outros fazem e como é a implantação mais estável.
Tenha seu SSL em um loopback e execute IPS se estiver preocupado com vulnerabilidades. Ou vá de IPSEC, que também suporta SAML, mas provavelmente ainda tem bugs. Ainda não tentei. Novo na versão 7.2.4.
O IPS não fará nada com SSL VPN em loopback. O FortiGate ainda lidará com o tráfego como local-in e, assim, não realizará UTM. A única maneira é colocando o VPN SSL em um VDOM diferente do seu interface de internet.
Que pena. Sei que você pode usar o virtual-patching. Gostaria que a Fortinet seguisse o que a Palo faz aqui e permitisse fazer IPS na interface de escuta, seja ela loopback ou não.
Ok, mas recomendo usar IPsec. No futuro, a Fortinet corrigirá o SSL VPN em vez de toda a firewall. Mas, olhando para os últimos anos, com muitas CVEs no SSL VPN, talvez seja sua hora agora.
Você ainda usaria o FortiClient ou o agente VPN do Windows embutido para isso? Pois não vejo o IPsec resolvendo o problema das vulnerabilidades do FortiClient que estou enfrentando constantemente.