Meraki Firewall vs/and PFsense

Oi a todos.

Tenho um roteador PFsense e recentemente me forneceram um Firewall Meraki como parte do meu trabalho.

Gostaria de receber alguns conselhos sobre a colocação na minha rede doméstica, pois quero usar ambos os dispositivos. Qualquer opinião ou conselho sobre configuração e posicionamento dos dispositivos na rede será muito apreciado.

Você pode usar o firewall Meraki como um concentrador VPN e passar apenas por esse serviço, que é o motivo pelo qual presumo que eles tenham lhe fornecido inicialmente. O Meraki não é tão robusto nas configurações quanto o pfSense, mas possui alguns recursos e elementos GUI muito interessantes.

Quem paga as taxas de licença do Meraki - você ou seu trabalho? O Meraki é realmente útil apenas para negócios gerenciados centralmente ou MSPs. É um conjunto de recursos tipo Fisher Price, envolto em uma interface na nuvem de clique e ponto, tudo por uma estrutura de preço três vezes maior do que outras marcas mais poderosas. E eles fazem excelentes calços de porta assim que você para de pagar suas taxas de licença exorbitantes.