Mentira para impulsionar antivírus ESET

Sou um comprador bastante frequente na Microcenter na PA e estou lá há mais de 20 anos. Trabalhando em TI, é meu local de confiança para indicar hardware e dispositivos às pessoas, pois nunca vi um vendedor tentar me vender algo que eu não precisava ou mentir descaradamente para fechar uma venda… até hoje.

Hoje parei para pegar um Legion Go e um headset de VR para meu filho. No caixa, o atendente disse ao cara na minha frente que o filho dele não consegue fazer tarefas escolares sem uma assinatura do Office 365 e que ele precisava de antivírus, pois sem isso ele estaria sem proteção no dispositivo (parcialmente verdade, exceto que era Windows 11, que vem com o Defender) e estava empurrando o ESET, apesar do cara estar comprando um refurb de caixa aberta porque era barato. Eu fui na minha vez e disse que queria o Go de 2TB. Primeiro, ele tentou empurrar o plano de proteção, depois o antivírus. Disse que não preciso do ESET porque uso o Defender, momento em que ele me disse que o Defender não é seguro e que minhas informações do cartão de crédito poderiam ser roubadas, assim como as dele, se eu usasse. Eu disse que isso não é verdade, mas só queria o dispositivo. Ele tentou mais uma vez, e eu recusei.

Também relatei na pesquisa de satisfação — mas se os vendedores de PCs estão empurrando essa porcaria de forma tão agressiva, fica muito difícil recomendar para os usuários que de outra forma confiam neles para feedback na hora de comprar seus computadores — especialmente algumas pessoas que tenho indicado que mal têm experiência, além de usar dispositivos de trabalho que configuramos, que são bastante restritos.

O problema é que sua reclamação chega ao mesmo gerente que quer empurrar a venda.

É uma espécie de natureza das vendas, eles têm quotas que, presumo, precisam cumprir.