Sou um cliente bastante habitual na Microcenter na PA e frequento lá há mais de 20 anos. Trabalhando em TI, é meu local de referência para indicar hardware e dispositivos às pessoas, pois nunca um vendedor tentou me vender algo que eu não precisava ou mentiu descaradamente para tentar fechar uma venda… até hoje.
Hoje parei lá para pegar um Legion Go e um headset de realidade virtual para meu filho. Na hora do pagamento, o funcionário disse ao cara à minha frente que seu filho não consegue fazer tarefas escolares sem uma assinatura do Office 365 e que ele precisava de antivírus, pois sem isso ele estaria sem proteção no dispositivo (parcialmente verdade, exceto que era Windows 11, que já vem com o Defender) e insistia no ESET, apesar do cara estar comprando um produto recondicionado de uma loja aberta porque era barato. Fui na minha vez e disse que queria o modelo de 2TB do Go. Primeiro tentou me convencer a adquirir um plano de proteção e depois o antivírus. Disse que não precisava do ESET porque uso o Defender, e aí ele me disse que o Defender não é seguro e que possivelmente meus dados de cartão de crédito seriam roubados, assim como os dele, se eu usasse esse. Eu expliquei que isso não é verdade, mas só queria o dispositivo. Ele tentou mais uma vez e eu agradeci, dizendo que não precisava.
Também preenchi a pesquisa de satisfação - mas se os vendedores de PCs estão empurrando esse tipo de produto de forma tão agressiva, fica muito difícil recomendar a eles para usuários que confiam na avaliação deles na hora de comprar — especialmente algumas pessoas que tenho enviado que têm pouco ou nenhum conhecimento, além de usar dispositivos de trabalho que nós configuramos e que são bastante seguros.
Definitivamente não deveriam ficar alarmando as pessoas assim. É bom ter proteção extra e garantia. Mas um não é um não.
Algumas pessoas querem, outras não.
Quando trabalhei na MC, era exatamente assim que queriam que fizéssemos. Há uma razão pela qual não trabalho mais na loja ou em vendas. Você pode ganhar bem dinheiro, mas as pessoas que mais ganhavam eram as mais desonestas.
Oi! Na microcenter há um incentivo MUITO forte para vender antivirus e Office, pois nossa comissão é baseada em vendas adicionais (teclado + mouse ao comprar um computador), ESET, Office, VPN. Você realmente diminui sua comissão mês a mês se não vender. A Microcenter deseja que 5% das unidades vendidas por cada vendedor tenham ESET e cerca de 5% em planos de proteção. Se não fizer vendas, leva advertência ou até transferência de setor.
O Defender é mediano, na melhor das hipóteses. Muitas pessoas que compram na microcenter não são muito técnicas e acabam pegando vírus porque não usam antivírus.
Posso culpar pouco os vendedores por querer vender um software de antivírus de verdade, pois não é certo presumir que todos sejam gurus de tecnologia.
Bro, não sei como você nunca viu isso antes. Acontece frequentemente, eu tinha que empurrar coisas parecidas no trabalho de vendas antigamente. É só dizer não.
O Defender não oferece a mesma proteção que a ESET. Já vi a ESET detectar coisas que passaram despercebidas pelo Microsoft Defender, mesmo usando o E5 de segurança.
Na realidade, ficar bravo por alguém empurrar a ESET quando a pessoa já usa o Defender é como ficar bravo com pessoas que compram sistemas de segurança residencial por terem fechaduras nas portas.
O Defender me serviu bastante bem nos últimos 13 anos. Quando a Norton virou um peso para o sistema e eu parei de usar, fiquei um pouco nervoso, mas até hoje não tive problemas.
Normalmente os que operam os caixas não trabalham na loja de vendas. Alguns podem ser treinados para emergências. Mas os vendedores de fato são diferentes.
Se não fosse um caixa verdadeiro, poderia ser algum atendente de serviço ao cliente.
Parece estranho. Os vendedores de verdade querem colocar adesivos nos equipamentos e nem comentam sobre software.
Alguma iniciativa de serviço ao cliente ou concurso? Parece bem fora do comum. Será que foi só essa pessoa ou o que mais?
Eu acho que frequento a mesma MC que você, já que só tem uma na PA. Nunca tive essa experiência na hora de pagar, sempre saiu rapidinho. Acho que os funcionários são muito insistentes quando se trata de coisas caras, como componentes de PC ou impressoras 3D, mas não se importam quando você está na seção de eletrônicos ou cabos que ainda precisam de ajuda. Acho que é o preço de comprar em uma loja de comissão, mas já tive boas experiências de atendimento em outras lojas que também pagam comissão. Sinto que o atendimento ao cliente na MC às vezes depende só do comissão que vão receber.
Disappointing to hear, eu vou na PA Microcenter quando estou com pressa ou preciso de alguma coisa específica. Recentemente comprei uma impressora 3D lá, sem problemas, ninguém tentou me empurrar vendas adicionais, nunca tive uma experiência ruim lá.