Melhor antivírus pago ao mudar do Kaspersky?

Então, eu tenho o Kaspersky e estou tentando me livrar dele há anos, mas não consegui cancelar antes que renovasse automaticamente. Finalmente consegui cancelar corretamente e evitar que ele fosse iniciado novamente.
Qual antivírus devo pegar no lugar? Bitdefender, Total AV e Avast aparecem bastante em sites de avaliação, mas parecem mais anúncios, especialmente ao comparar recursos ou velocidade com outros antivírus. Norton e McAfee também parecem ser as melhores opções, mas nunca ouço alguém com conhecimento técnico recomendá-los. Ouço coisas ruins e sei que essas listas são falsas.

Embora o Bitdefender seja frequentemente o mais recomendado nessas “avaliações”, também aparece bastante aqui. É muito mais caro por ano do que o Kaspersky por mais de 2 anos. Vale realmente a pena? Se sim, não me importo de pagar um preço premium pelo melhor serviço.
Também ouvi algumas coisas ruins sobre eles e seu histórico contra ransomware, como seu software que quebra máquinas ou não recupera arquivos corretamente. Ainda são os melhores agora?
Eles também não incluem VPN gratuita como o Kaspersky (exceto uma, que oferece dados gratuitos por um curto período), mas eu não uso VPN muitas vezes. Penso nisso, mas não sei se vale a pena, pois uso meu PC fora do horário de trabalho 99% do tempo. Vale pagar mais por isso com Bitdefender ou sua VPN não é tão boa quanto a dos concorrentes?

Resumindo, o Bitdefender é realmente o melhor para proteção e vale o custo mais alto?