Internet não funciona após conectar ao VPN no Wi-Fi, mas funciona se conectar ao VPN pela rede móvel e depois trocar para Wi-Fi

Tenho essa coisa estranha acontecendo quando uso o Wi-Fi do escritório.

No meu celular, se já estou conectado ao Wi-Fi, ao conectar ao NordVPN, ele conecta com sucesso, mas a internet para de funcionar. O mesmo acontece no meu MacBook também.

Mas se eu desligar o Wi-Fi, ligar os dados móveis, conectar ao VPN e depois ligar o Wi-Fi para conectar ao Wi-Fi do escritório, o VPN permanece conectado e a internet funciona normalmente. Atualmente, é assim que uso o VPN no meu telefone e Wi-Fi do escritório.
Tentei usar meu dado móvel como hotspot para meu MacBook para tentar fazer isso, mas assim que troco de rede, o VPN desconecta e reconecta, e a internet para de funcionar.

Alguém já teve esse problema? Alguma ideia para resolver?

Hmm, tente alternar entre diferentes protocolos de VPN (UDP, TCP, NordLynx). Você pode encontrá-lo no menu de configurações do aplicativo. Se isso não resolver, sugiro conversar com o suporte deles, abrir um chat ao vivo em support.nordvpn.com e solicitar um agente ao vivo para uma assistência mais rápida.

Meu trabalho anterior, o TI bloqueou tudo, exceto a VPN da empresa, de todos os pontos de acesso de rede e na LAN. Será que o NordVPN está simplesmente bloqueado na sua rede corporativa?

Obrigado pela sugestão.

Tentei trocar entre protocolos e não funcionou. Vou fazer um chat ao vivo com eles.

Também acho que essa é a razão.

Mas não consigo entender como funciona quando mudo de dados móveis para Wi-Fi do escritório enquanto estou conectado ao VPN.

Só uma teoria, mas não seria porque a conexão inicial necessária para conectar ao VPN está sendo bloqueada pelo seu trabalho? Isso significa que se você tentar iniciar a conexão através da internet do seu trabalho, ela será bloqueada, mas quando usa os dados móveis, não é. Trocar o Wi-Fi após o VPN já estar conectado não faz muita diferença, se esse for o caso.

Sim, estou achando que o firewall do escritório detecta o processo de conexão inicial do VPN e o bloqueia… Também ouvi meu administrador dizendo ao líder da minha equipe (software) que o firewall mostrou várias tentativas de VPN bloqueadas de algum IP e, como usamos VPN para conectar ao armazenamento de arquivos local quando trabalhamos de casa, ele descartou, dizendo que tem a ver com nosso cliente VPN.