EDIT: Estou reescrevendo isso, pois não consegui transmitir bem o que quero fazer, os objetivos a longo prazo e qual hardware vou usar:
Vou usar um micro PC Celeron N3450 6GB / 128GB com dual NICs e Wi-Fi integrado.
Este roteador de viagem não é pensado para portabilidade em movimento – mais para deixar no hotel/pais/familia quando ficar à noite.
Proxmox:
- pfSense
- TailScale
- OpenVPN - Nord
- DietPi / Debian - CLI
- RaspAP (ou outro hotspot)
- PiHole/Unbound
- OpenMediaVault - com HD de 2TB
- Plex
- DietPi - Desktop (PASS THROUGH)
- Player de mídia Plex
- Outras necessidades web
- Gestão do Proxmox / Proxmox etc
- Android OS (PASS THROUGH)
- Player de mídia Plex
- IPTV
- Outras necessidades web
*(um ou outro) não tenho certeza de quão viável é, mas o Proxmox suporta passagem de VMs
Se a passagem não funcionar, ainda terei meu Plex disponível para uso no laptop ou Fire Stick
Razões para ter VPNs aqui e não nas minhas end devices são conveniência e licenças limitadas.
Outro motivo grande para todas essas funções é que, da última vez que estive fora de casa, minha rede caiu e, por algum motivo, as conexões VPN não funcionaram até chegar em casa e reiniciar o roteador.
Outro motivo para ter pfSense nisso é por roteamento baseado em política.
Acho que pode ser um pouco exagerado, mas seria ótimo se funcionasse – talvez precise atualizar o hardware para uma experiência melhor depois, se for o caso.
================================================================================
Primeiro de tudo, sei que isso é mal visto por boas razões, mas ouvam-me:
Configuração do pfSense no Proxmox juntamente com TailScale / Pi-hole / Linux
A ideia aqui é ter uma caixa que posso levar comigo na visita à família ou férias:
- VPN de Privacidade
- VPN para casa
- Bloqueio de anúncios
- Hotspot Wi-Fi (via Linux)
Sei que o desempenho não será ideal, mas vamos encarar – estarei longe de casa, redes de hotel/família nunca serão melhores que minha conexão doméstica.
Podemos alcançar um objetivo semelhante sem Proxmox, mas isso significaria um roteador de viagem que não oferece todas as funções do pfSense/proxmox e também é mais uma coisa para carregar.
Espero que faça sentido.
Opiniões/dicas/ideias são bem-vindas e apreciadas.
Obrigado antecipadamente.