Já poste várias vezes aqui, mas geralmente apenas observo (e me sinto um pouco mal toda vez que surge uma discussão sobre nosso navegador no iOS)
Normalmente, quando aparece um novo tópico, ele se divide em duas temáticas:
-
Firefox no iOS é horrível e não acompanha o ritmo do que outros navegadores oferecem
-
Firefox no iOS é limitado pelo que o Webkit permite, mas está indo bem
Minha opinião pessoal é que há um pouco de verdade em ambos. Somos limitados pelo que a Apple nos permite fazer, mas há outras inovações que poderíamos adotar.
Quando entrei, o time do iOS tinha três desenvolvedores. Isso melhorou em relação aos últimos anos, quando estava em modo de manutenção e tinha suporte ainda menor. A qualidade da base de código tinha declinado ao longo do tempo, sem desmerecer os desenvolvedores ou membros anteriores, é algo limitado com um ou dois desenvolvedores.
Um desafio ao entrar era por onde começar. Estávamos anos atrás dos avanços recentes no iOS e distantes anos-luz dos browsers Android de desktop e que seriam lançados em breve. Começamos forte, mas logo percebemos que a base de código acumulou vários problemas por anos de negligência. Queríamos adicionar um botão à barra de pesquisa, o que exigiu uma reformulação de um mês para desenrolar tudo e fazer direito.
Frustrante, mas a vida é assim. Tentamos equilibrar entre corrigir problemas arquitetônicos e lançar novos recursos, mas não progredimos muito. Era como joguinho de gato e rato, consertávamos uma coisa só para criar outro problema em outro lugar. Alguns anos atrás, solicitei suporte extra para uma reformulação completa na própria base, o que tem sido um esforço pesado enquanto lançamos novidades.
Esse trabalho de refatoração deve ser concluído este ano, mas é trabalho de bastidores. E quanto ao estado do navegador no iOS? Eh… pode melhorar. Existem reclamações legítimas que estamos cientes, além de restrições reais impostas pelo ecossistema da Apple.
Hoje, acho nosso navegador… ok. Tem recursos melhores por aí, mas o principal que temos é que ele é privado. Não coletamos, armazenamos ou monetizamos suas informações pessoais, o que é uma vantagem enorme na indústria. Mas isso não é suficiente, sabemos disso.
Vamos dar passos grandes neste ano. Aos que ficaram conosco, obrigado. Aos frustrados que migraram, me contem o que estão gostando em outros lugares, e espero que mais para frente, neste ano, vocês estejam abertos a dar uma nova chance.