Gerencio a equipe do Firefox para iOS

Já poste várias vezes aqui, mas geralmente apenas observo (e me sinto um pouco mal toda vez que surge uma discussão sobre nosso navegador no iOS)

Normalmente, quando aparece um novo tópico, ele se divide em duas temáticas:

1. Firefox no iOS é horrível e não acompanha o ritmo do que outros navegadores oferecem

2. Firefox no iOS é limitado pelo que o Webkit permite, mas está indo bem

Minha opinião pessoal é que há um pouco de verdade em ambos. Somos limitados pelo que a Apple nos permite fazer, mas há outras inovações que poderíamos adotar.

Quando entrei, o time do iOS tinha três desenvolvedores. Isso melhorou em relação aos últimos anos, quando estava em modo de manutenção e tinha suporte ainda menor. A qualidade da base de código tinha declinado ao longo do tempo, sem desmerecer os desenvolvedores ou membros anteriores, é algo limitado com um ou dois desenvolvedores.

Um desafio ao entrar era por onde começar. Estávamos anos atrás dos avanços recentes no iOS e distantes anos-luz dos browsers Android de desktop e que seriam lançados em breve. Começamos forte, mas logo percebemos que a base de código acumulou vários problemas por anos de negligência. Queríamos adicionar um botão à barra de pesquisa, o que exigiu uma reformulação de um mês para desenrolar tudo e fazer direito.

Frustrante, mas a vida é assim. Tentamos equilibrar entre corrigir problemas arquitetônicos e lançar novos recursos, mas não progredimos muito. Era como joguinho de gato e rato, consertávamos uma coisa só para criar outro problema em outro lugar. Alguns anos atrás, solicitei suporte extra para uma reformulação completa na própria base, o que tem sido um esforço pesado enquanto lançamos novidades.

Esse trabalho de refatoração deve ser concluído este ano, mas é trabalho de bastidores. E quanto ao estado do navegador no iOS? Eh… pode melhorar. Existem reclamações legítimas que estamos cientes, além de restrições reais impostas pelo ecossistema da Apple.

Hoje, acho nosso navegador… ok. Tem recursos melhores por aí, mas o principal que temos é que ele é privado. Não coletamos, armazenamos ou monetizamos suas informações pessoais, o que é uma vantagem enorme na indústria. Mas isso não é suficiente, sabemos disso.

Vamos dar passos grandes neste ano. Aos que ficaram conosco, obrigado. Aos frustrados que migraram, me contem o que estão gostando em outros lugares, e espero que mais para frente, neste ano, vocês estejam abertos a dar uma nova chance.

Só quero dizer algumas coisas:

• Obrigado pelo seu esforço! Tenho certeza de que a Apple não facilita sua vida. Uso Firefox em todos os lugares e adoro usar no iOS (especialmente porque sincronizo tudo). Honestamente, nunca preciso usar o Safari para acessar nada.
  • Trabalhei com alguns colegas em um problema no iOS e eles foram super responsivos! Me economizaram mais de 10 GB de armazenamento ao consertar o bug, obrigado!

Obrigado por compartilhar nos bastidores.
Isso significa que sua equipe gerencia o Firefox Focus e o Firefox no iOS?

Esse tipo de transparência é sempre bom de ouvir, obrigado pelo post. É sempre legal ouvir de quem trabalha nos bastidores e não de entidades corporativas frias.

Gostaria que a Apple não fosse tão restritiva em relação aos navegadores no iOS, mas jardins murados sempre resistem. Espero que um dia tenhamos uma experiência unificada entre os apps Firefox para Android e iOS (e uma reorganização da interface também).

Bloqueador de anúncios como o Brave e recursos de IA como o Arc seriam incríveis.

E é muito importante que você se conecte com o pessoal aqui e explique a luta que está enfrentando. Tenho certeza de que o Firefox vai melhorar quando vocês perceberem o que estão pensando. Obrigado por dedicar seu tempo para compartilhar sua experiência.

Há planos para implementar extensões como Orion?

Só quero agradecer por dedicar seu tempo a iniciar uma discussão aqui. Está sendo ótimo ler tudo isso. Obrigado por tudo que você faz. Continue assim! :call_me_hand:

Se uma extensão de sincronização do iOS existisse para o Safari, eu preferiria usá-la e desinstalar o Firefox. Isso é o que me faz usar FF no iOS. Porque sem a sincronização do histórico do navegador e poder enviar abas entre dispositivos, a vida fica muito complicada.

Quer dizer, não te culpo: é culpa da Apple se não podemos escolher livremente qual navegador usar. Eles complicam demais as coisas.

Nunca voltarei ao Android, mas sinto falta disso nesse sistema operacional.

Uma dúvida técnica que tenho curiosidade. Como o núcleo do motor é WebKit, quanta complexidade realmente há em um navegador no iOS em relação ao motor? Não só o Firefox no iOS, mas outros navegadores em geral? O motor resolve todos os problemas difíceis ou é mais ou menos 50/50? Quanto dá para realmente adicionar à experiência do navegador nas limitações atuais?

Já ouvi pessoas dizendo que os navegadores no iOS são apenas “reskinds do WebKit”, mas isso parece um pouco demais. Deve ser um pouco mais que isso, já que há uma variação não trivial entre navegadores.

Além disso, se/no futuro, navegadores não WebKit forem permitidos, a equipe do iOS precisaria de muito mais mão de obra para realizar a ambição de um navegador autônomo com motor independente?

Obrigado por este post. Honestamente, já fui bastante crítico com o Firefox no iOS aqui, mas é só porque acho que poderia ser muito melhor.

Sou provavelmente minoria, mas uso Firefox no desktop porque gosto dele, não por preocupação com privacidade. Quero dizer, uso vários produtos Google e Microsoft, então não posso ser muito exigente nesse aspecto.

Bloqueador de anúncios não é algo que estou esperando ansiosamente, já que, como você diz, os anúncios pagam as contas. Mas, em geral, que as coisas respondam mais rápido e o aplicativo funcione de forma mais fluida, seria ótimo. FF no iOS se sente… tão desajeitado, para usar uma expressão.

Dito tudo isso, eu realmente agradeço por tê-lo no meu telefone, então obrigado por tudo que você e sua equipe fazem. Que melhorias venham ao longo do caminho :clinking_beer_mugs:

Gostaria que o Firefox móvel imitasse mais o Vivaldi no celular. A interface e a marcações do Vivaldi são ótimas. Uma versão simplificada da interface seria ótima no Firefox. Adoro a barra de navegação na parte inferior do Vivaldi móvel.

Nunca fui Apple, mas sou um apoiador ferrenho do Firefox em todos os lugares. Obrigado pelo seu esforço!

Então, 3 desenvolvedores responsáveis por todo o projeto do Firefox no iOS?
Isso é loucura!!
Vocês nunca vão conseguir implementar algo assim. Vocês podem gastar todo o tempo em correções de bugs, refatoração e estudo da base de código.

Acho que isso responde se podemos esperar um Firefox completo separado para iOS :frowning:

Isso é realmente o melhor que a Mozilla pode fazer? Por que não contratar bons desenvolvedores baratos da Europa? Países como Romênia, Eslováquia, República Tcheca ou Polônia estão cheios de excelentes e baratos devs.

A Mozilla nunca teve tanto dinheiro quanto tem hoje. Por que eles não contratam mais desenvolvedores para sua equipe? Criar navegadores é a principal atividade da Mozilla, e o iOS é o segundo* sistema operacional mais popular do mundo.

*edit: terceiro (esqueci que o Windows ainda é mais utilizado que o iOS)

Sou assinante do Kagi (motor de busca), MDN e Mozilla VPN.

Existe algum jeito de eu assinar e apoiar o desenvolvimento contínuo e a manutenção do Firefox, o navegador?

Já faz quase dois anos que uso o Firefox no iOS e, para mim, não tenho tido problemas, tudo funciona bem, só os anúncios que não bloqueiam. Também uso no Android e espero que isso seja replicado no iOS no futuro.

Outros navegadores são melhores em muitos aspectos, mas ainda tenho esperança de que essas pequenas melhorias serão feitas.

Continuem assim, sabemos que vocês trabalham muito duro para oferecer a melhor experiência, e nós apoiamos vocês.