Recentemente comprei um Samsung Galaxy Book 5g na rede Verizon. Tudo estava indo bem até eu tentar instalar um software VPN. Já tinha uma conta Private Internet Access (PIA) e consegui instalar a versão mais recente para Windows. No entanto, tive problemas com o adaptador TAP não instalando e problemas ao tentar conectar a um servidor VPN. Após várias trocas de mensagens com o Atendimento ao Cliente da PIA, decidi testar outros aplicativos VPN para ver se funcionavam melhor,
Até agora, só tenho tido problemas com outros aplicativos VPN também;
ExpressVPN - Afirma que falhou ao instalar quando na verdade conseguiu. Não consegue se conectar aos servidores VPN. Quando fecho o programa e reabro, diz “Falha na Instalação” e para reiniciar. Desinstalei/reinstalei duas vezes sem resolução. Estou enviando um email para o Atendimento ao Cliente.
NordVPN - Nem sequer instala, afirmando “Este programa só pode ser instalado em versões do Windows compatíveis com as arquiteturas de processador a seguir: x86 x64”. Considerando que o laptop tem Windows 11 pré-instalado em um sistema operacional de 64 bits, presumo que o instalador do NordVPN não goste do processador do laptop. Também enviei um email de suporte ao cliente para eles.
Li (após os fatos) que Windows 10/11 não funciona tão bem no processador Snapdragon 8cx Gen 2 quanto em processadores Intel ou AMD. Também li que alguns aplicativos não irão instalar por causa disso. Se soubesse desses problemas com antecedência, provavelmente teria comprado outra coisa.