FortiClient no macOS já não é mais gratuito

Estou certo de que o FortiClient para macOS não é mais gratuito e requer um servidor EMS licenciado? Parece que o cliente para Windows ainda é gratuito, mas ao instalar o cliente mais recente para macOS, você tem apenas 2 dias de teste. Devo presumir que, em algum momento, a versão do cliente para Windows também precisará de um servidor EMS licenciado?

Editar: desculpe, isso é para a versão mais recente do FortiOS, 6.2.1. Ao acessar forticlient.com/download e tentar baixar e instalar o cliente para macOS, o único disponível é a versão 6.2.1.

“Forticlient VPN” é gratuito.

“Forticlient” não é mais gratuito e requer EMS.

Sim. Eles estão fortemente promovendo o EMS. Nós simplesmente usamos uma versão mais antiga do cliente.

Você ainda pode usar a versão gratuita do FortiClient 6.0. Você simplesmente não pode fazer atualizações

O novo FortiClient não é gratuito para nenhuma plataforma.

Você está falando do 6.2 ou do 6.0?

Parece que tudo com o 6.2 está ligado ao EMS. Eles estão realmente nos pressionando.

Eles esperam que você pague pelo FortiClient para macOS? Sério, está tão instável que tenho que fechá-lo constantemente.

Yea, parece uma ótima ideia forçar lojas de macOS a implantarem um servidor Windows dedicado que só pode ser gerenciado a partir desse servidor usando um cliente pesado. Que porcaria.

Sim, tive esse problema. Firewall é 5.6.9 e baixei o cliente mais recente. Achei que estava baixando apenas o cliente VPN, mas ao instalar, dizia teste gratuito etc. Depois, nem conseguiu conectar à VPN. Juntamente com muitos outros clientes 6.x. Acabei instalando tudo até o 5.6.6 do FortiClient.

Outra alternativa no macOS é usar o OpenfortiVPN

Pessoal, baixem apenas o cliente VPN, e o problema desaparece. Provavelmente sempre será gratuito.

Todas as outras funcionalidades requererão EMS. Já informe ao time de produto várias vezes — até quando era um SE na Fortinet — que eles precisam transferir para um OVA ou lançar pacotes para Linux. Obviamente, isso ainda não aconteceu, e isso é decepcionante.

Eu uso o EMS e funciona muito bem! Nem sempre funcionou bem, tive problemas graves com o FortiClient.

A razão pela qual escolhi a Fortinet originalmente foi por causa do paradigma de recursos tudo-em-um, mas isso mudou. Na próxima renovação, estou considerando o Palo Alto, mas tenho certeza de que é ainda mais caro…

O FortiClient VPN também não suporta VPN antes do login, o que era uma grande impedimento para nós. Ficamos com a versão 6.0!

Existem desvantagens em usar a 6.0?

Bem, vejo que você ainda pode baixar apenas o VPN (sem recursos extras, apenas sll e IPSEC VPN) para Windows. Meu chute é que isso vai mudar em breve.

Deve ser gratuito apenas para o VPN.

Acho que há um erro no site deles.

acessando aqui: https://forticlient.com/downloads e baixando o cliente VPN para macOS, resulta em um teste de 2 dias do produto. O link de download é para o VPN 6.2.1.

Só para informação, o Palo Alto é muito mais caro e também não oferece um pacote tudo-em-um. Tudo é separado por licença. Apesar disso, eles oferecem VPN por padrão para clientes Windows/macOS. Se você quiser VPN móvel ou usar Chromebooks, precisará de uma licença adicional.

Prepare-se para um choque…

MUITO mais caro e o Global Protect também é péssimo…