FortiClient 7.0.10 Desconecta?

Recentemente tentei atualizar o FortiClient para 7.2.2, o que causa problemas de conexão intermitentes, mas frequentes (falha em 98% - documentado em seus “Problemas Conhecidos”)

Tentei usar a versão 7.0.10, pois ela corrige as mesmas vulnerabilidades, e nossos FortiGates estão na versão 7.0.13. No entanto, estamos vendo desconexões frequentes em segundos após uma conexão bem-sucedida.

Alguém mais já teve esse problema ou entrou em contato com o suporte sobre isso?

Tente desativar o IPv6 nas NICs do cliente se você não estiver usando IPv6. O FortiClient tem um túnel IPv6/IPv4 muito ruim e parece causar muitos problemas de desconexão. Desativar o IPv6 nos laptops dos nossos usuários parece estabilizar as coisas para nós. Lembre-se de não apenas desativar no Wi-Fi/NIC, mas também nos objetos VPN sob conexões de rede.

Vimos erros -6005 e -20105 em alguns clientes. Parece que o erro -6005 agora ocorre diariamente. Só vi o erro -6005 quando o SSO está envolvido. Mas se você olhar os problemas conhecidos do 7.0.7 até o 7.2.2, esse problema é relatado. Quando testei com o 7.0.6, esses problemas desapareceram.

Tivemos problemas semelhantes. Para consertar, fizemos o seguinte:

Desinstalar o 7.0.10
Reiniciar
Executar o aplicativo de remoção das ferramentas de suporte
Reiniciar
netsh int ip4 reset
netsh winsock reset
Reiniciar
Reinstalar o 7.0.10

É um processo um pouco irritante, e não temos certeza se todas as etapas são necessárias, mas funcionou onde precisávamos fazer isso.

Estou usando o FortiClient VPN 7.2.1.0779 com FortiGate 7.0.12, que tem funcionado 100% por um bom tempo.

Sim, tivemos os mesmos problemas, reverti meus clientes para a versão 7.0.9

Entrei em contato com o suporte, eles coletaram logs e acho que irão corrigir em uma futura atualização. Nada mais foi informado por eles.

Tenho tido problemas semelhantes… você conseguiu alguma solução?

Tenho um ticket com o suporte, mas até agora não tem sido produtivo.

Nosso grupo de teste com cerca de 20 usuários tem pelo menos 4 com esse problema após a atualização do 7.0.8 via EMS… Escale essa taxa para 700 usuários, e acho que não podemos realmente permitir muitos passos manuais, especialmente aqueles que exigem modo de segurança.

EDIÇÃO: 3 semanas depois, nenhum sucesso. O suporte mudou nosso ticket para o status “Bug Pendentes” mas não explicou além disso que escalou para a equipe de desenvolvimento.

Alguém já encontrou uma solução para isso?

Ainda estamos tendo problemas diários com o 7.0.10 desconectando aleatoriamente. Entrei em contato com o suporte e adicionamos uma entrada de Bloqueio IPv6 na nossa política, mas isso não ajudou em nada. O suporte deles nos forneceu uma versão de teste do 7.0.11 para tentar, mas até essa versão está tendo problemas semelhantes de desconexão. Qualquer ajuda seria muito apreciada.

Concordo, tive os mesmos problemas antes de desativar o v6.

Que processo.

Vou verificar com o suporte se eles recomendam o mesmo ou se têm um problema conhecido com essa versão.

O 7.2.1 foi ótimo para nós, mas o 7.2.2 foi muito problemático, então decidi tentar o 7.0.10

(para mitigar PSIRT | FortiGuard )

Pessoalmente, estou em uma situação complicada,
a versão 7.2.1 causa Tela azul com frequência :frowning: então passei para o 7.2.2 e agora estou em uma situação ainda pior, com desconexões e erros frequentes.

Ó Deus, mais reinicializações para isso, né? Pode causar usuários infelizes.

Não, abandonei e atualizei para o 7.2.3. Sem problemas para nós nesta versão, apesar de nossos FortiGates estarem na 7.0.13.

Nosso EMS está executando o 7.2, pelo que vale.

Também estamos trabalhando com o suporte e não tivemos muita ajuda deles. Disseram que era um problema com o IPv6, então adicionamos uma regra de bloqueio de IPv6 na nossa política. Nada mudou e as desconexões continuam diárias.

Sem sorte aqui. Desisti e implantei o 7.2.3 mesmo (lançado há cerca de 1 mês). Ainda não tivemos problemas até agora.

Sim, mas eu só implanto em um círculo interno de testadores de TI, não em 500 usuários finais. É assim que se faz com esses lançamentos :slight_smile: