Viajo bastante a trabalho, e uso um SlateAX para o mesmo propósito. Primeiro, você não consegue evitar o portal de captive. Você fica preso a ele. Mas há maneiras de tornar toda a experiência menos desagradável.
Normalmente, conecto ao Wi-Fi do hotel, dou alguns minutos para o roteador estabelecer a conexão e obter um IP do servidor DHCP. O primeiro dispositivo que conecto ao meu Slate geralmente é meu telefone ou laptop. Certifico-me de que seja um dispositivo que automaticamente redireciona para o portal de captive. Geralmente assim que conecto o dispositivo ao Slate, o portal aparece, ou às vezes tenho que tentar acessar um site primeiro, aí ele redireciona. Após fazer login no portal, posso conectar tudo e ficar tranquilo. Nunca precisei clonar MAC ou algo do tipo.
Certifique-se de que o AdGuard, DNS override, Tailscale e qualquer software VPN estejam desativados no Opal antes de tentar conectar ao Wi-Fi.
Os únicos problemas ocorrem quando minha família está comigo e tenta conectar seus dispositivos ao Wi-Fi do hotel, já que a maioria não permite mais que 2-3 dispositivos por quarto. Se eles fizerem isso, desconectará o Slate, e terei que passar pelo processo novamente.
Para VPN, uso o Tailscale. É gratuito, extremamente fácil de configurar, e deve estar em beta por muitos dispositivos GL (sob aplicações). Normalmente, não requer alterações no roteador ou regras de firewall.
- Você precisa instalar o Tailscale em um PC ou dispositivo que esteja sempre ligado em sua casa, desde que tenha uma internet decente.
- Marque as caixas para permitir o nó de saída, executar sem supervisão, etc…
- Faça login no site de administração do Tailscale e aprove esse dispositivo como nó de saída.
- Faça login no Tailscale através do seu Opal.
Aqui está a parte importante:
- DEPOIS que o Opal estiver online e conectado à internet, habilite o Tailscale e selecione seu PC de casa como nó de saída. Isso vai canalizar todo o tráfego do Opal através da sua conexão de internet doméstica.
- Certifique-se de desativar o Tailscale no Opal antes de conectar a uma nova rede Wi-Fi. Normalmente, isso não causa problemas, mas às vezes acontece.
O mesmo vale para AdGuard e qualquer outro software VPN.
*****Para todos os dispositivos, especialmente celulares, certifique-se de configurar a rede Wi-Fi do Opal como uma conexão “métrica”, assim a maioria dos celulares, tablets e laptops não enviarão uma quantidade constante de tráfego de sincronização que Apple, Google e Microsoft são famosos por fazer. Isso é essencial para manter uma conexão de internet lenta, como Wi-Fi de hotel ou cruzeiro, utilizável.
Em resumo, o modo métrico impede que um ou dois dispositivos congestionem sua conexão ao tentar fazer upload ou sincronizar fotos no iCloud.