[FM] Gerenciador de VPN entre Azure Fortigate (aparelho virtualizado) e filiais

Olá a todos,

Estou tendo dificuldades com algo que aparentemente parece simples. Temos um fortigate virtualizado rodando no Azure, assim ambas as interfaces internas e externas têm um IP interno da VNet do Azure. A interface externa está NATada para o IP público do Azure.

Para simplificar, queremos usar o gerenciador de VPN para criar uma comunidade VPN de malha completa. Seguindo o assistente para adicionar um gateway gerenciado à minha comunidade, obviamente escolho a interface VPN Padrão como sendo minha interface externa. Mas o gerenciador de VPN usará o IP ligado a essa interface para enviar a configuração para os outros membros da comunidade - como mencionado, este é um IP interno. Funciona se eu altero manualmente a configuração via CLI para o IP público, mas eu esperava poder fazer isso via gerenciador de VPN.

Alguém tem alguma ideia de como posso fazer isso acontecer?

Esta é a configuração que é enviada para uma das filiais:

config vpn ipsec phase1-interface
    edit "v-mesh_2"
        set interface "port24"
        set ike-version 2
        set keylife 28800
        set peertype any
        set net-device disable
        set proposal aes256gcm-prfsha384
        set comments "[criado pelo gerenciador FMG VPN]"
        set dhgrp 19
        set remote-gw 10.0.0.1
        set add-gw-route enable

Existe uma maneira de usar um DDNS para monitorar minha interface “port1”, para que o gerenciador de VPN possa usar minha URL DDNS em vez disso?

Ou qual seria a maneira mais fácil de configurar uma VPN de malha completa via fortimanager?

Obrigado!

Edite o gateway VPN para o dispositivo do Azure, clique em Opções Avançadas e adicione o IP público do Azure às propriedades public-ip e hub-public-ip.

Obrigado u/phase! Confesso que não olhei nas opções avançadas. Muito obrigado, funcionou!