Oi a todos.
Tenho um roteador PFsense e recentemente recebi um firewall Meraki como parte do meu trabalho.
Gostaria de receber algumas dicas sobre a colocação na minha rede doméstica, pois quero usar ambos os dispositivos. qualquer sugestão ou conselho sobre configuração e posicionamento dos dispositivos na rede será muito apreciado.
Você pode usar o firewall Meraki como um concentrador VPN e passar apenas por esse serviço, que é a razão de terem te fornecido isso em primeiro lugar. Meraki não é tão robusto em configurações quanto o pfSense, mas possui recursos e elementos GUI muito bons.
Quem está pagando as taxas de licença do Meraki - você ou seu trabalho? Meraki é realmente útil apenas para empresas gerenciadas centralmente ou MSPs. É um conjunto de recursos Fisher Price envolto em uma interface de nuvem de clique único, tudo por uma estrutura de preço três vezes maior que outras marcas mais poderosas. E eles fazem ótimos calços de porta depois que você para de pagar suas taxas de licença exorbitantes.