Viajo bastante internacionalmente e gostaria de poder conectar a um computador que está funcionando em casa 24/7 e fingir que estou em casa quando estou fora.
Existe uma solução de software SIMPLES com uma interface gráfica que eu possa configurar para isso?
Tailscale será, de longe, a maneira mais fácil. Primeiro crie uma conta, depois baixe-o no dispositivo de sua preferência em casa. Você vai querer configurá-lo para anunciar como um nó de saída.
Depois, obtenha o Tailscale nos seus dispositivos clientes, como celular, tablet, laptop, o que você usar nas suas viagens.
Tailscale foi feito para ser fácil de configurar.
Para usuários mais avançados, PiVPN com PiHole é o que eu configurei. Já fiz isso várias vezes, tanto em redes domésticas quanto em VPS.
Eu uso um VPS para VPN. Depois, permito que esse IP acesse certas coisas na rede doméstica. Uso principalmente para ter um lugar confiável para fazer VPN na minha nação e caso algo na minha casa pare de funcionar.
“Simples” é um termo muito subjetivo! Como alguém disse, seu roteador pode já ter essa possibilidade, mas os ISPs diferem muito no que fornecem. Faço o que você pede, mas minha solução depende de dois fatos: tenho um endereço IP fixo e o roteador do meu ISP pode ser configurado para ter um DMZ, que é um dispositivo para onde todo o tráfego de entrada é encaminhado. Uso um dispositivo da gl-inet.com como DMZ e, portanto, meu firewall real. Confio nele mais do que no que meu ISP oferece. Nele, configuro simplesmente um servidor WG (Wireguard), que é fácil via GUI. Quando estou em movimento, uso o cliente WG nos dispositivos como celular ou tablet. Aliás, não usaria OpenVPN, é muito mais difícil de configurar e tem desempenho muito menor que WG.
DMZ é literalmente Zona Desmilitarizada! O que realmente significa é que todo o tráfego de entrada para seu roteador vindo do mundo exterior é encaminhado sem modificações para um IP específico dentro da sua rede. Como consequência, o host com esse IP funciona como seu firewall, em vez do roteador fornecido pelo ISP. E você decide o que acontece: pode, por exemplo, iniciar um servidor WG nele, para que as requisições WG entrantes sejam enviadas ao seu roteador (a DMZ).