Falha no peer VPN Meraki não Meraki?

Oi amigos, estou pensando em mudar do meu setup atual para o mundo SD-WAN. Atualmente, temos alguns stacks envelhecidos de Ubiquiti EdgeRouter e EdgeSwitch nas minhas filiais.

Além dos recursos de SD-WAN, estou realmente ansioso pelo UTM que atualmente falta no ubnt. Nossas filiais funcionam 24/7, então o recurso que mais vou aproveitar será o failover de internet dupla. Algumas das minhas filiais estão em locais com banda larga mediana, e sofremos quando há uma queda no ISP. Com a implantação do Meraki MX, também vou adicionar um segundo circuito de internet para resolver quedas de internet quando uma WAN estiver fora do ar.

Tudo isso para dizer que a minha dúvida restante é se poderei ter túneis VPN para pares não-Meraki aproveitando os links WAN duplos. Alguns dos nossos sistemas de pedidos só são acessíveis por uma VPN S2S, e quando a internet cai, nossa capacidade de fazer pedidos também cai.

Tentei perguntar ao nosso VAR, mas eles não tinham certeza. A única coisa que disseram foi que as VPNs não-Meraki usarão a WAN1 por padrão, e mudam para WAN2 somente se a WAN1 estiver fora do ar. Isso é bom, mas gostaria de poder manter a VPN ativa se a WAN1 cair.

Resumindo; minhas VPNs de um MX para pares não Meraki podem aproveitar a WAN dupla se a WAN primária cair? Os pontos remotos são controlados pelos fornecedores, com diferentes dispositivos. Alguns usam ASAs, outros IOS e alguns Palo Alto.

Eu odeio Meraki para pares não-Meraki, então configurei outro roteador Cisco IOS atrás do meu Meraki principal e configurei 2 IPs públicos e um IP SLA no lado remoto para fazer a troca.

Sua resposta está na sua pergunta. A VPN não-Meraki usará apenas WAN1, mesmo se você tiver duas conexões de internet. Se a WAN1 cair, ela reconstrói o túnel na WAN2, o que pode levar um momento, então o failover não é instantâneo. O MX não manterá um túnel não-Meraki em ambas as WANs ao mesmo tempo. É importante também ler sobre o monitor de conexão, pois é isso que define “fora do ar” para um MX. Em resumo, se o MX perder a conectividade com a internet, estará fora do ar, mesmo que a interface física esteja ativa, e isso forçará o failover.

Se o outro lado da sua VPN puder usar um FQDN em vez de um IP, você provavelmente pode fazer um failover improvisado. A atualização dinâmica de DNS do Meraki nem sempre é instantânea, mas é bastante rápida.

Isso exigiria que seu link de WAN1 caísse completamente, não apenas com perda de pacotes ou outros problemas.

Tenho uma malha SD-WAN configurada com alguns VPNs não-Meraki. As conexões SD-WAN funcionam bem.

As conexões não-Meraki funcionam, mas não são tão boas quanto as conexões Meraki.
Elas reconectam bem no failover para a WAN2 (onde meus pontos finais permitem isso)

Conexões não Meraki podem ser difíceis de configurar, pois os logs não são bons.

Você não recebe alertas de status para elas e não pode enviar emails de alerta se uma cair.

A forma como a organização Meraki funciona significa que sua lista de conexões não-Meraki é por organização, não por aparelho MX.
Isso significa que todos os seus dispositivos MX tentarão se conectar a todos os pontos finais, então, certifique-se de que a configuração do ponto final pode lidar com isso, e espere ver status desconectados na organização Meraki.

Se eu estivesse fazendo isso com uma grande organização e muitas conexões não Meraki, provavelmente escolheria outra solução para lidar com meus VPNs não-Meraki.

Estou um pouco preocupado com quantos posts há sobre Meraki e VPNs, como eles podem ser tão ruins nisso??? Rsrs

Interessante… Estava me perguntando se o parceiro poderia definir dois IPs de peer? A maneira como nosso tráfego típico funciona é que meu lado geralmente inicia tudo. Idealmente, o peer aceitaria simplesmente o novo túnel do segundo IP, já que foi definido para esse túnel.

Meraki é ótimo para VPN para outro Meraki. Parear com um não-Meraki, na minha opinião, é deliberadamente mais trabalhoso do que deveria ser. Não acho que eles tenham interesse em facilitar a integração fora do ecossistema deles.

Na minha experiência - que inclui uma VPN Azure para 10-12 sites para uma organização e um túnel Meraki para Fortinet para outra organização - assim que você configura todas as políticas alinhadas em ambos os lados e conecta, é muito confiável. Troubleshooting do lado Meraki é insuportavelmente limitado, então essa foi minha maior frustração com ele.

Em relação à sua pergunta original, eu precisaria verificar a documentação para ter certeza, mas minha compreensão é que o failover de VPN se comporta da mesma forma para qualquer tipo de peer.

Aguarde. Tente evitá-lo se puder.

É brutal. Você deveria criar um túnel para todas as encomendas na matriz e depois sair por um peer VPN não-Meraki de lá.

Acho que dependeria do tipo de VPN que o parceiro está usando, mas vale a tentativa.

Tenho certeza de que um SonicWall não funcionaria, mas posso estar enganado. Acho que requer que os IPs de ambos os peers remotos respondam.

Eu também considerei isso, mas isso torna a matriz um ponto de falha.

Coloque um vMX e um vPaloAlto na AWS ou Azure e use isso como um segundo hub?