Existe alguma solução de redes de sobreposição em malha que não requer servidor dedicado de auto-hospedagem?

A maioria das redes de sobreposição, como headscale/netbird/netmaker/zerotier-moon/nebula, requerem servidor dedicado ou nó superior para mediar a troca de informações dos clientes, bem como o encaminhamento de pacotes. Mas essas funções poderiam ser descarregadas para outros serviços públicos.

  1. Troca de informações pode ser feita com bots IRC/xmpp/mqtt.

  2. Punching de buracos/encaminhamento pode ser feito por servidores públicos stun/turn.

Existe alguma solução assim para que os clientes possam formar uma rede de sobreposição em malha sem auto-hospedagem? Mais especificamente, preciso de uma solução de rede de sobreposição que:

  1. não dependa de servidor central dedicado (incluindo auto-hospedado), não use DHT
  2. use wireguard como canal de dados de suporte
  3. permita comunicação entre dois hosts atrás de NATs diferentes.

Isso é tudo. Netbird/headscale/netmaker está muito próximo, mas requer servidor central. Netmaker na verdade usa mqtt para sinal, mas ainda precisa de um servidor central, para gerenciamento de sub-rede/conta etc.

Projetos como isto não precisam de servidor central, mas não usam wireguard.

O quê? Você está perguntando por versões não auto-hospedadas de versões auto-hospedadas de softwares que não são auto-hospedados?

Sim.

Existe uma alternativa ao headscale na verdade, chamada Tailscale. É bastante legal, funciona magicamente sem precisar auto-hospedá-lo. Me pergunto por que o headscale não se transformou simplesmente em tailscale, assim não precisaríamos hospedar o servidor.

Para nebula também existe uma alternativa usando a mesma tecnologia, chamada Networking Definido. É nebula, mas você não precisa de um servidor, ela funciona magicamente.

Até mesmo o Netbird tem uma alternativa “sem servidor”, chamada Netbird. O nome é confuso, mas não se preocupe, é tão simples de usar quanto as demais.

Todos esses funcionam magicamente, sem necessidade de servidores públicos. Me pergunto por que ninguém descobriu esse tipo de software.

PS: sério, cara… o que você está realmente perguntando. Serviços que não usam infraestrutura auto-hospedada, mas servidores públicos, mas na verdade não, mas sim?