Eu realmente me importo com privacidade, mas alguns dias tentar acompanhar é um trabalho tão difícil

Eu realmente me importo com privacidade, mas alguns dias tentar acompanhar é um trabalho tão difícil.

É por isso que adotei uma abordagem de “definir e esquecer” quando comecei a implementar práticas e medidas de privacidade. Claro que posso administrar meus próprios servidores e tudo mais, mas prefiro usar serviços que cuidam disso por mim. Mantenho meu VPN ativado o tempo todo, uso ProtonMail, tenho um drive criptografado para backups, Cryptomator para armazenamento em nuvem criptografado, Keepass, algumas extensões de privacidade… Tudo requer uma configuração única e depois pouca manutenção.

Devemos nos organizar para compartilhar nossos esforços de forma mais eficiente. Caso contrário, todos estamos fazendo o mesmo trabalho… privadamente.

É um preço que todos temos que pagar, e acho que é mais fácil fazer isso se alguém tiver um interesse genuíno nessas coisas e em como elas funcionam, ao invés de considerá-lo como uma tarefa que precisa ser feita.

Você é bem-vindo a me enviar uma MP se precisar de alguma ajuda específica :slight_smile:

Eu apenas uso o critério de “bom o suficiente” e com o qual me sinto confortável. Não existe uma privacidade perfeita, e ao mesmo tempo, você pode usar serviços online enquanto for mais privado ao usá-los.

Não é uma competição para ver quem pode descartar mais coisas úteis na vida por causa da privacidade. Se você não gosta, por exemplo, de não ter Facebook, e acha que os benefícios superam os riscos, basta usá-lo.