Estou viajando pelo mundo e não tenho certeza se devo depender de pontos de acesso WiFi públicos ou comprar SIMs de dados pré-pagos, ou usar um SIM de dados global caro?
Adquira um SIM local em cada país, é mais fácil e mais barato. Supondo que você seja dos EUA, configure um número Google Voice antes de partir para todas as contas 2F, assim consegue acessar suas contas bancárias, etc.
Uma VPN nem sempre é necessária, mas é útil em algumas situações. Fico feliz por ter configurado uma conta para isso quando preciso.
Não dependa só do WiFi. Uso VPN em todos meus dispositivos, seja em casa ou viajando (talvez por cautela). Mas quando estou em um lugar muito público e suspeito, fico tranquilo sabendo que tenho VPN.
Mantenho meu SIM do Reino Unido no telefone e compro um SIM local no país (tenho um telefone dual SIM). Se estiver na Europa Oriental, os dados são bem baratos. Costumo usar WhatsApp, etc., com meu número do Reino Unido no plano de dados do SIM local para que as pessoas em casa ainda possam me contatar. Se precisar de uma linha fixa ou fazer ligações no Reino Unido, pode configurar um serviço VoIP.
Uso Express VPN ao usar WiFi público e de hotel tanto no laptop quanto no celular, pois você nunca sabe quem mais está na rede ou o que o dono colocou na rede.
Os SIMs globais ou regionais são muito mais caros, mas em alguns lugares você não pode comprar localmente, então são sua melhor opção. Na UE, também há roaming gratuito entre os países.
Se você tem um Pixel ou as últimas duas gerações de iPhone, pode obter eSIM e ter dual SIMs.
Local. Se você estiver viajando pelo Reino Unido, pode obter um plano internacional pré-pago por cerca de $25/mês que funciona em mais de 70 países. Sempre usei
Porta seu número de telefone ‘nativo’ para um serviço online (ou Google Voice ou outros) para receber mensagens de 2FA, caso contrário, você ficará bloqueado fora de suas instituições. Então, onde quer que vá, adquira um SIM de dados local para navegar enquanto estiver fora.
A primeira vez que viajei pelo mundo foi em 1980. Um ano, principalmente no Sudeste Asiático e Índia. Isso foi antes dos celulares e as chamadas internacionais só podiam ser feitas das capitais. Então, se estivesse na Tailândia, podia fazer uma ligação se estivesse em Bangkok, por exemplo. Se você está trabalhando hoje e não faz 40 anos, pode simplesmente comprar um SIM local e garantir que seu telefone americano esteja desbloqueado pelo provedor.
Minha viagem mais recente foi em 2016, usando meu iPhone desbloqueado e trocando os SIMs. Na maioria das vezes, não precisei fazer muitas ligações, pois muitas podem ser feitas via Wi-Fi. WhatsApp é muito prático para isso.
Parabéns pelo estilo nômade e boa sorte na sua viagem pelo mundo!
Se você mencionar para onde está indo, pode obter respostas mais precisas.
De modo geral, você pode conseguir SIMs pré-pagos, muitas vezes por cerca de $1/1GB. Em regiões como América Latina, você pode usar o mesmo SIM em vários países se escolher provedores específicos.
Por exemplo, na Espanha, você pode obter um SIM sem contrato, renovável mensalmente, por 10€/mês, basta levar seu passaporte.
Atualmente estou no México e comprei um SIM no aeroporto ao chegar. Você nem precisa de documento de identificação, e foi cerca de €20 por 12GB por um mês.