Estou sendo enganado pela NordVPN sobre os requisitos do protocolo de IP dedicado?

Tenho usado o serviço de IP dedicado da NordVPN por cerca de dois anos, sempre conectando através do NordLynx (seu protocolo baseado em WireGuard). Nunca alterei nenhuma configuração — apenas abri o app, cliquei em “IP Dedicado” e conectei. Tudo funcionou bem em vários dispositivos.

Mas após verificar as páginas de suporte deles, encontrei informações conflitantes que contradizem minha experiência:

• Este artigo afirma: “Você pode usar o recurso de IP dedicado em até 10 dispositivos ao mesmo tempo: basta conectar-se com o protocolo OpenVPN (TCP) ou OpenVPN (UDP).” Isso parece indicar OpenVPN é obrigatório para IP Dedicado, o que eu nunca usei.
  • Este guia de compra (para macOS) diz: “Antes de comprar um IP dedicado no seu app NordVPN para macOS, você precisará mudar para o protocolo OpenVPN (UDP) ou OpenVPN (TCP).” Mas não há menção a esse requisito para usuários de Windows ou iOS.
  • O guia de configuração para iOS afirma explicitamente: “A categoria de servidor IP Dedicado está disponível apenas com os protocolos OpenVPN (UDP) e OpenVPN (TCP).”

Isso levanta algumas perguntas sérias:

1. O OpenVPN realmente é obrigatório para todos os usuários de IP Dedicado, e o NordLynx não deve funcionar?
  2. Ou o OpenVPN é necessário apenas ao usar o IP Dedicado em múltiplos dispositivos ao mesmo tempo?

De qualquer forma, algo não está fazendo sentido. Tenho usado NordLynx para IP Dedicado em vários dispositivos, e funciona sem problemas. O aplicativo da NordVPN sempre mostra o IP correto e informa que estou conectado.

Se o OpenVPN for obrigatório, por que o NordLynx funcionou esse tempo todo? Se não for, por que a documentação diz o contrário? A NordVPN precisa esclarecer isso. Alguém já usou NordLynx para um IP Dedicado sem problemas?

Parece que algo mudou. A opção do servidor de IP Dedicado não aparecia antes, a menos que você estivesse em um dos protocolos OpenVPN, mas acabo de confirmar que estou vendo o mesmo, está disponível no NordLynx.

Não tenho certeza se o IP dedicado funciona com NordLynx em outros sistemas operacionais também, mas você pode usá-lo com NordLynx no Windows.

Atualização rápida – revisei os artigos com a Nord, parece que as informações estão desatualizadas, então deve haver uma atualização em breve. Além disso, você está certo, todos os aplicativos (exceto extensões) suportam NordLynx com IPs Dedicados.

ótimo, obrigado por verificar!