Tenho usado o serviço de IP dedicado da NordVPN por cerca de dois anos, sempre conectando através do NordLynx (seu protocolo baseado em WireGuard). Nunca alterei nenhuma configuração — apenas abri o app, cliquei em “IP Dedicado” e conectei. Tudo funcionou bem em vários dispositivos.
Mas após verificar as páginas de suporte deles, encontrei informações conflitantes que contradizem minha experiência:
- Este artigo afirma: “Você pode usar o recurso de IP dedicado em até 10 dispositivos ao mesmo tempo: basta conectar-se com o protocolo OpenVPN (TCP) ou OpenVPN (UDP).” Isso parece indicar OpenVPN é obrigatório para IP Dedicado, o que eu nunca usei.
- Este guia de compra (para macOS) diz: “Antes de comprar um IP dedicado no seu app NordVPN para macOS, você precisará mudar para o protocolo OpenVPN (UDP) ou OpenVPN (TCP).” Mas não há menção a esse requisito para usuários de Windows ou iOS.
- O guia de configuração para iOS afirma explicitamente: “A categoria de servidor IP Dedicado está disponível apenas com os protocolos OpenVPN (UDP) e OpenVPN (TCP).”
Isso levanta algumas perguntas sérias:
- O OpenVPN realmente é obrigatório para todos os usuários de IP Dedicado, e o NordLynx não deve funcionar?
- Ou o OpenVPN é necessário apenas ao usar o IP Dedicado em múltiplos dispositivos ao mesmo tempo?
De qualquer forma, algo não está fazendo sentido. Tenho usado NordLynx para IP Dedicado em vários dispositivos, e funciona sem problemas. O aplicativo da NordVPN sempre mostra o IP correto e informa que estou conectado.
Se o OpenVPN for obrigatório, por que o NordLynx funcionou esse tempo todo? Se não for, por que a documentação diz o contrário? A NordVPN precisa esclarecer isso. Alguém já usou NordLynx para um IP Dedicado sem problemas?