No mês passado, configurei uma rede doméstica bastante elaborada.
Para minha linha de provedor de internet (que é ruim), adicionei um roteador celular. Fiz ambos funcionando através de um balanceador de carga TP-Link e, do lado da LAN, conectei conexões a tudo na casa.
Como já tinha pesquisado bastante minhas opções (e tinha encontrado a fusão de conexões), também assinei um mês no Speedify só para testar.
Infelizmente, há uma falha que eu não tinha imaginado:
Meu sistema funciona muito bem quando minha conexão de ISP fica (totalmente) indisponível por uma hora, por exemplo. Isso acontece com menos frequência, mas acontece. O balanceador de carga troca a conexão para a linha de celular e ninguém percebe (verifico o uso de dados a cada poucos dias para ver de onde está puxando a conexão).
Mas onde o sistema encontra dificuldades? Naqueles “dias de internet ruim” quando todo mundo está em casa e a linha do ISP entra e sai. Meu palpite é que há muitos eventos que parecem failover, mas duram tempo suficiente para que o sistema fique confuso sobre qual WAN usar. E os “failovers” acontecem com frequência suficiente para que você perceba a conectividade intermitente.
O Speedify veio ao resgate. Como já tenho um roteador celular dedicado, vou comprar um adaptador ethernet para USB para conectá-lo ao meu desktop como uma conexão com fio. Por enquanto, estou vinculando a rede WiFi do roteador celular com a linha do ISP (diretamente).
A conexão é muito mais fluida do que o que o balanceador de carga consegue produzir. Failovers são instantâneos (em comparação com cerca de 20 a 30 segundos com o balanceador). E até a conectividade “oscilante” não é um problema porque a conexão é vinculada e acho que ela pode trocar de banda de forma tão rápida. Não vejo melhorias de velocidade. Mas também não estou procurando por elas. O que preciso é de confiabilidade.
Coisas como OpenMTPcrouter me interessaram. Mas, no final, parecia muito esforço e já atingi o limite em relação ao quanto estou disposto a investir para “consertar” uma conexão bastante bugada.
TL;DR: Speedify funciona bem. Minha observação é que lida melhor com conectividade intermitente do que um balanceador de carga fazendo failover entre duas linhas. Presumo que isso seja porque ele faz uma verdadeira fusão de conexões, então há sempre um “canal” na rede.