No mês passado, configurei uma rede doméstica bastante elaborada.
Para a minha linha de ISP (não muito boa), adicionei um roteador celular. Fiz ambos funcionando através de um balanceador de carga TP-Link e, do lado da LAN, conectei as conexões para toda a casa.
Como já tinha feito bastante pesquisa sobre minhas opções (e tinha encontrado a união de conexões), também assinei um mês de Speedify só para testar.
Infelizmente, há uma falha que não tinha previsto:
Meu sistema funciona muito bem quando a conexão do ISP cai (totalmente) por cerca de uma hora. Isso acontece com menos frequência, mas ocorre. O balanceador de carga troca a conexão para a linha celular e ninguém percebe (verifico o uso de dados a cada poucos dias para ver de onde está puxando a conexão).
Mas onde o sistema tem dificuldades? Naqueles “dias de internet ruim”, quando todo mundo está em casa e a linha do ISP entra e sai. Meu palpite é que há muitos eventos que parecem failover, mas duram tempo suficiente para confundir o sistema sobre qual WAN usar. E os “failovers” acontecem com frequência suficiente para você notar a conectividade intermitente.
O Speedify veio ao resgate. Como já tenho um roteador celular dedicado, vou comprar um adaptador Ethernet para USB para conectá-lo ao meu desktop como uma conexão com fio. Por enquanto, estou unindo a rede WiFi do roteador celular com a linha do ISP (diretamente).
A conexão é muito mais contínua do que o que o balanceador de carga consegue fazer. Failovers são instantâneos (em vez de cerca de 20 a 30 segundos com o balanceador). E até a conectividade “piscando” não é um problema, porque a conexão é unida e acho que ela pode mudar sobre a largura de banda tão rapidamente. Não vejo melhorias de velocidade. Mas também não estou procurando por elas. O que preciso é confiabilidade.
Coisas como o OpenMTPCprouter me interessaram. Mas, no final, parecia muito esforço e alcancei um limite em quanto tempo estou disposto a investir em “consertar” uma conexão bastante problemáica.
TL;DR: O Speedify funciona muito bem. Minha observação é que ele lida com a conectividade intermitente melhor do que um balanceador de carga fazendo failover entre duas linhas. Acho que isso é porque ele faz união real de conexões, assim há sempre um “canal” na rede.