Quão específico é possível ser com um serviço de VPN? Por exemplo, eu poderia obter um endereço IP localizado, por exemplo, em Boise, ID?
Além disso, como um site ou software procuraria e detectaria usuários que estão trabalhando por trás de uma VPN? Qual seria a minha melhor estratégia para contornar isso?
Até logo, e obrigado por todos os peixes.
Se o serviço que você está usando tem um nó/ponto de saída em Boise, ID, então sim… você teria que verificar com o serviço onde estão seus concentradores e quais intervalos de IP eles distribuem.
Quanto à sua segunda pergunta, o site/software teria que saber se o endereço IP que você possui (o atribuído pelo serviço no gateway) está sendo usado por um provedor de VPN; como há muitos provedores de VPN, manter essa lista seria difícil.
A melhor forma de combater isso como usuário é filtrar seu tráfego por meio de um ou mais proxies e/ou VPNs adicionais.
No entanto, isso enfrentará o mesmo problema acima; o site não poderá detectar de onde seu tráfego se originou (assumindo que tudo esteja configurado corretamente e que os serviços que você usa não vazem informações), mas conseguirá identificar qual endereço o último serviço está usando para acesso público.
Alugue um VPS na região de sua preferência e configure OpenVPN. Você pode encontrar muitos serviços de VPS de baixo custo que rivalizam com o custo de um serviço VPN normal. A única desvantagem é que você precisa saber usar Linux via linha de comando.
Obrigado! Quão difícil seria configurar um servidor físico em um local específico e então acessar o site/software remotamente por esse local?
Basicamente, - não estou procurando navegação privada (um pouco oposto) mas fazer com que um site pense que estou em um local (e IP) específico, ao invés de operar de um diferente.
Se você deseja montar seu próprio hardware, tudo o que precisa fazer é encontrar um lugar para hospedá-lo (ou um provedor de colocation ou a casa de um amigo), montar uma caixa, dependendo do seu nível de habilidade, recomendo *nix numa caixa básica ou um Raspberry Pi, então instalar seu software de servidor VPN preferido (digamos OpenVPN). Quando estiver online, conecte-se a ele com seu cliente favorito e faça o que precisa…
Dificuldade:
Gerente/Administração de Rede Certificado? 2/10
Usuário comum? 8/10
Depende do seu nível de habilidade com seu OS e software de escolha…ou sua pesquisa no Google, há inúmeras instruções para quase qualquer configuração…para um usuário não Linux, uma caixa básica com Windows e Hamachi pode funcionar também.
Qual seria o custo e o que seria necessário para o outro lado perceber o que estou fazendo?
O custo dependeria do servidor que você usasse; uma caixa básica seria o suficiente, um Raspberry Pi custaria cerca de $35 mais acessórios; então, dependendo de como você a conecta à internet e a hospeda, haveria custos associados. etc…
Quanto ao “outro lado”, depende do que você faz e o quanto eles se importam. Como apontado por /u/greybyte, a maioria dos sites não se importará e, desde que suas atividades sejam legítimas (por exemplo, você está na Europa ou no sudoeste da Ásia querendo assistir Netflix, ninguém vai perceber); se você estiver tentando esconder sua localização de alguém que deseja encontrá-lo por alguma razão, eles (assumindo que você esteja conectando-se diretamente do seu local não divulgado ao seu servidor em Boise) verão que toda a sua atividade está registrada nesse IP de Idaho; isso poderia ser rastreado até uma operadora de internet, que poderia fornecer um endereço de cobrança para esse IP (pode requerer uma ordem judicial). Então, dependendo dos registros mantidos pelo ISP e pela caixa de VPN, alguém poderia presumivelmente rastrear as conexões até seu local… é aí que proxies e similares entram.