Estou tendo problemas com baixo desempenho em uma conexão VPN site a site. Usuários de um site remoto reclamam de baixa performance ao tentar usar Revit e/ou abrir arquivos do nosso servidor principal. Algumas informações que acho relevantes:
-
Largura de banda do Site A (local do servidor de arquivos): 150Mbps Simétrica
-
Largura de banda do Site B (local remoto): 1Gbps Simétrica
-
Latência entre os sites: 50ms
-
VPN site a site entre dois Watchguard M370
-
Servidor de Arquivos é Windows Server 2016
-
Máquinas clientes são Windows 10 Pro
Algumas características de desempenho:
-
Transferência LAN de um arquivo zip de 10GB de máquina para máquina no Site B é muito constante, aproximadamente 30MB/s (Rede Gbps)
-
Transferência WAN de um arquivo zip de 10GB do Site B para nosso servidor de arquivos no Site A é aproximadamente 15MB/s
-
Transferência WAN de um zip de 10GB do servidor de arquivos no Site A para o Site B flutua entre 350KB/s e 705KB/s, com um pico ocasional de 2.0MB/s
Tenho pesquisado esse problema e tentando melhorar o desempenho, mas não consigo encontrar um ponto de partida adequado. Com base na minha pesquisa, percebo que o protocolo SMB não é muito adequado para transmissões WAN. Quando executo iPerf obtenho os seguintes resultados:
Com base na minha pesquisa sobre o problema, acho que tenho uma ideia clara do que está acontecendo. Acredito que tenho uma Rede Longa e Gorda e não consigo saturar a largura de banda entre os dois sites. Basicamente, estou sendo impedido por grandes pipes, alta latência e o protocolo TCP muito falante que é o SMB (não se preocupe, o V1 está desativado em TODA A ORGANIZAÇÃO). No entanto, não sei como combinar as informações que encontrei para desenvolver uma solução para o desempenho ruim. Sei que posso calcular o Produto de Atraso de Largura de Banda (BDP) e, pelo que percebo, posso ajustar o MTU para ajustar a quantidade de dados em voo para cada quadro. Pesquisas adicionais me ensinaram sobre ajuste automático e escalonamento de lado de recepção para ajudar a aumentar o tamanho do quadro durante uma transmissão TCP. No entanto, sinto que estou ficando mais longe de resolver o problema. A propriedade da empresa acha que aumentar a largura de banda do site A ajudará a resolver o problema (por isso, uma conexão de internet com maior banda está sendo configurada neste sábado por mim), mas não tenho certeza se essa é a solução. Estou na direção certa ao olhar para BDP, MTU e tamanho do quadro? Há uma maneira melhor de abordar um problema de desempenho assim? Quais passos devo dar a seguir para até mesmo resolver esse tipo de problema? Agradeço desde já por qualquer ajuda que puderem oferecer.