Eu simplesmente não entendo, como eles conseguem canalizar todo esse tráfego através de seus próprios servidores e ainda assim obter lucro com isso.
Como o Netflix consegue oferecer um serviço por US$8 por mês, lucrando, pagando aos fornecedores de conteúdo e operando servidores que transmitem HD para milhões de usuários?
Mesma ideia com uma VPN. Os data centers possuem uma largura de banda extremamente alta. Eles hospedam vários servidores. Ao juntar muitos usuários, os custos de hospedagem começam a diminuir. É como um site. Se você quiser um servidor dedicado para hospedar um site, custará centenas de dólares por mês. Mas se você usar um VPS ou hospedagem compartilhada, paga apenas alguns dólares. Isso porque os recursos são distribuídos entre você e várias outras pessoas.
Eles operam a partir de grandes data centers que alugam largura de banda por uma pechincha. Você pode criar sua própria VPN. A maior parte do custo vem da infraestrutura, mas os provedores de VPN não possuem equipamentos próprios.
Eu já administrei um serviço de VPN. Alocávamos servidores por meio de um revendedor que agregava banda do provedor do data center para obter um melhor negócio em volume. Uma única máquina dedicada custava $200 por mês e tinha uma cota de transferência de 100TB por mês, o que é difícil de saturar. Para obter o mesmo hardware do data center, custaria $600 por mês e teria apenas 5-10TB de transferência mensal.
Subsidiárias da NSA.
Tenho um servidor dedicado. Custa $30 por mês e possui 10TB de banda. Acho que a maioria dos clientes usa menos de 200GB por mês para Netflix. Para a Netflix, é muito mais barato porque eles têm data centers.
Então, uma VPN é comunismo.
Na verdade, os provedores de VPN muitas vezes possuem equipamentos feitos sob medida nos data centers. Eles pagam aluguel por armazenar esses equipamentos, assim como pelo uso da banda.
Então é isso? Banda é tão barato assim? Como os provedores de internet ficam em tumulto por Neutralidade da Rede se a largura de banda é tão insignificante?
Como e onde posso comprar algo assim? Quero uma VPN, mas quero configurá-la por conta própria. Eu só precisaria de uma linha de 20Mbit.
De jeito nenhum isso é um servidor dedicado. Você deve estar com um VPS.
Levar fibra até sua casa é bastante caro.
Como os provedores de internet ficam em tumulto por Neutralidade da Rede se a largura de banda é tão insignificante?
Assista este filme e preste atenção no final, onde o personagem de Sean Connery explica os motivos complexos por trás das ações que tomou.
É barato no atacado quando comprado em volume grosso.
Para que você pretende usar a VPN? Posso configurar uma para você.
Kimsufi, OVH, todas as ‘seedboxes’, DigitalOcean, Linode, Rackspace…
Para levar até uma única casa, tudo bem. Mas quando começa a cobrir bairros inteiros? O preço despenca rapidamente.
Vamos pegar um exemplo aqui na minha área. Estamos com eles há mais de 25 anos. Eles conseguiram retorno sobre o investimento na instalação das linhas.
Acho que nunca tivemos que pedir ‘Desculpe, clientes da Charter, precisamos refazer toda a fiação do seu bairro.’
Então, isso é 25 anos de apenas manutenção. Mesmo quando elevaram a velocidade para 60mb, ainda havia espaço na rede.
Qualquer bom negócio que deseja crescer precisa expandir. Se quiser manter a competitividade (pelo menos a maioria dos provedores de internet não tem esse problema), então atualizações fazem parte do crescimento.
Foi um bom livro e filme. Um plano tão metódico.
Tenho certeza que ele precisa, mas o que você usa? $30 por mês por um dedicado com 10TB parece o Kimsufi.
Kimsufi, OVH, todas as ‘seedboxes’, DigitalOcean, Linode, Rackspace
Obrigado, cara!
EDIT: verifiquei a OVH e é ótimo!