É possível usar Wake on LAN via Tailscale?

A pergunta é basicamente o título. Tenho um Raspberry Pi e um aplicativo no meu celular, quando estou conectado ao Wi-Fi local, o aplicativo desperta o PC normalmente, mas não funciona via Tailscale. Há alguma maneira de fazer funcionar?

Obrigado pela ajuda :slight_smile:

Não vejo como isso poderia funcionar. A interface do Tailscale existe apenas em software.

Só se você tiver outro dispositivo ativado e estiver anunciando sub-redes nesse dispositivo. Eu faço isso com meu Pi, ele nunca desliga e eu posso simplesmente ativar o Tailscale e ligar meu PC de jogos.

O Tailscale não suporta tráfego de broadcast, então você não poderá usar WOL via Tailscale.

Quando seu dispositivo estiver desligado, ele não estará conectado ao Tailscale e, portanto, não receberá nada dele. Você precisará usar outro dispositivo na LAN para fazer o ping. Você pode SSH em outro dispositivo na sua LAN e fazer esse enviar o pacote WOL, mas ele precisa ir para o IP local, não o IP do Tailscale.

Estou usando uma tomada inteligente para controlar a energia e acordar a máquina via rede com meu telefone.

Bem tarde para isso. Mas se você ainda precisa saber: seu MAC e IP do Tailscale devem funcionar quando houver algo mais conectado (eu acordo meu servidor com meu Pi pelo tailnet). Eu uso o IP do tailnet e o MAC do servidor. O IP deve ser algo como 100.82.179.125. Você pode usar isso com um aplicativo WOL no seu telefone.

Meu Raspberry Pi está ligado 24/7 e conectado ao Tailscale, eu uso sua conexão para acordar outros dispositivos.

Seu melhor palpite é provavelmente fazer um script no cliente gateway do Tailscale e usar SSH para ativá-lo. Que tipo de dispositivo você está tentando acordar do seu cliente remoto?

Obviamente você tem outro dispositivo ligado se estiver executando um servidor Tailscale…

Você está certo, eu queria acordar meu PC via Tailscale enquanto estava em uma cidade diferente. Para superar isso, apenas conectei um Raspberry Pi na minha rede e o usei para enviar um pacote WOL. Funciona bem, mas você precisa acessar o Pi primeiro para fazê-lo enviar o WOL.

Como isso é possível?

Estou configurando exatamente isso agora, mas ainda não entendo exatamente como o setup funciona. Se eu entendo bem, o setup é mais ou menos assim:

  • Servidor com Tailscale (& MAC)

  • Raspberry Pi com Tailscale

  • Servidor e Raspberry Pi no mesmo rede

  • Raspberry Pi atua como relé na LAN

  • App WOL usando o IP do Tailscale e o endereço MAC

Está correto ou tenho algum erro? Especificamente estou confuso sobre qual IP é o “Tailnet-IP”.

Então, eu tenho um Raspberry Pi conectado ao Tailscale na mesma rede local que o PC que estou tentando acordar, existe algum tutorial talvez de como fazer isso?

Identifiquei um dispositivo sempre ligado na minha LAN: meu Firestick da Amazon. Não precisarei comprar um Raspberry Pi ou algo assim se puder acessar o Firestick (que já está na minha tailnet) e de alguma forma acioná-lo para enviar o pacote WOL na LAN. Mas estou tendo dificuldade em descobrir como acessar o Firestick. Tentei PuTTY e o Firestick se recusou a conexão SSH. Precisaria encontrar algo que sempre inicie quando o Firestick liga e possa aceitar pedidos para enviar pacotes WOL.

Admiro você por isso, mehdital haha!

Obviamente não. Este pode ser o único servidor que a pessoa tenha online.

Fico feliz que tenha funcionado, infelizmente não há outra opção com WOL. Seria ótimo, mas como o Tailscale não roda no BIOS ou em qualquer coisa assim, simplesmente não há como ele ficar ouvindo quando o computador está desligado. Talvez um dia, se o Tailscale dominar o mundo!

Acho que ele quer dizer que o computador está configurado na BIOS para ligar automaticamente após uma recuperação de queda de energia. Então, quando sua tomada inteligente passar energia, (que pode ser controlada via internet) o PC liga instantaneamente. Não é uma má solução, mas no meu caso, quero que meu PC apenas entre em modo de espera, e tenho uma Apple TV com Tailscale instalada. Tenho que descobrir…

Você precisa instalar etherwake no Raspberry Pi, depois apenas escrever etherwake -b . Faça de um script que você possa executar após SSH no Pi.