Vi algumas pessoas explicando os VPNs dizendo que é como se você conectasse seu computador por Ethernet ao roteador da rede virtual em qualquer parte do mundo que você escolhesse. Não entendo como isso é verdade; Se você conecta seu PC ao seu roteador de casa via cabo Ethernet, seu tráfego passa do seu PC para o roteador, para o modem, depois para a infraestrutura de roteamento do seu ISP e então para o servidor web ou, por exemplo, se estiver fazendo torrent, então vai para os computadores no swarm conectados à Internet, e depois volta tudo isso, certo? Quando você se conecta a um VPN, seu tráfego precisa passar pela infraestrutura de roteamento do seu ISP PRIMEIRO antes de chegar ao roteador da rede virtual, que então o encaminha ao servidor web ou a um computador na Internet, etc., após ser descriptografado. Então, se eu entendo corretamente, um VPN funciona assim:
-
Assim que você instala o cliente/programa de VPN e o ativa, o cliente envia a solicitação para se conectar ao servidor VPN na localização escolhida e, após se conectar, o cliente VPN que você está executando no seu computador faz algumas ações de baixo nível que começam a criptografar TODO o tráfego de Internet (não apenas, por exemplo, tráfego HTTP, permitindo que você faça torrent ou outras atividades peer-to-peer sem que seu ISP saiba o que está passando pelos seus roteadores). Como a solicitação para conectar ao VPN passa pelo seu ISP para alcançar o servidor VPN, seu ISP sabe que você se conectou a um VPN.
-
Qualquer tráfego de internet agora criptografado (por exemplo, requisições HTTP para servidores web) vai do seu PC para o seu roteador, para o seu modem, para o seu ISP, e depois para o servidor VPN, momento em que seu tráfego é descriptografado e encaminhado ao destino (aqui, servidor web), que devolve a resposta ao servidor VPN.
-
O servidor VPN reaplica a criptografia na resposta, envia de volta ao seu ISP, que então a encaminha de volta para você, momento em que o programa VPN que você está executando a descriptografa novamente. Como todo o tráfego que passa pelos roteadores do seu ISP é criptografado, seu ISP não saberia se você, por exemplo, está fazendo requisições HTTP a servidores web ou usando o protocolo BitTorrent em uma rede peer-to-peer.
Entendi certo? Se for isso, não seria incorreto dizer que conectar-se a um VPN é como correr um cabo Ethernet do seu computador para o roteador da rede virtual, já que isso faria com que seu tráfego atingisse seu ISP (o que seria fisicamente impossível se a rede virtual que você escolheu estiver em um país diferente dos roteadores do ISP) ANTES de chegar ao servidor VPN, o que é falso?